Entrevista de emprego: fale sobre os seus resultados e pontos de melhoria 

O posicionamento do candidato é um ponto relevante para que se obtenha um resultado positivo em uma entrevista de emprego.

O posicionamento do candidato é um ponto relevante para que se obtenha um resultado positivo em uma entrevista de emprego. No entanto, é comum que profissionais qualificados fiquem aquém do seu potencial por conta do nervosismo; já que muitas pessoas não conseguem lidar positivamente com uma situação de avaliação.

Entrevista de emprego: fale sobre os seus resultados e pontos de melhoria 

Embora a ansiedade seja um fator considerado dentro de um processo seletivo, é importante que você, na condição de candidato, controle alguns pontos relativos ao seu comportamento para que consiga demonstrar a sua capacidade de modo orgânico. Confira algumas dicas adaptáveis e eleve suas chances de sucesso no processo seletivo!

 Evite atrasos e cumprimente todos os presentes

Procure chegar com um pouco de antecedência ao local da entrevista e cumprimente a todos os presentes. Além disso, é importante que você se familiarize com o ambiente e busque trabalhar a sua respiração, pois são pequenos pontos que podem ajudar a direcionar a sua narrativa e melhorar o seu raciocínio.

Se atente a sua postura corporal

A postura corporal é muito importante, pois transmite uma mensagem para o profissional selecionador. Sendo assim, não cruze os braços e pernas; não gesticule excessivamente; procure responder às perguntas de forma natural; controle o seu tom de voz e se atente a ordem cronológica dos fatos durante a sua narrativa. Todos esses são fatores pertinentes a mensagem que você transmite juntamente com a sua resposta.

 Autoconhecimento pessoal e profissional

O autoconhecimento profissional diz respeito a uma análise assertiva sobre a sua trajetória profissional. Sendo assim, tenha clareza sobre quais são os seus pontos positivos e os pontos que requerem melhoria em sua atuação profissional e personalidade.

Resultados e soluções

Para isso, verifique em seu currículo suas experiências e analise seus resultados quanto a projetos, implementações e melhorias feitas por você durante sua passagem por cada emprego anterior; ainda que o resultado tenha ocorrido de maneira indireta.

Da mesma forma, analise quais são os pontos de melhoria e quando for citá-los dentro de uma entrevista de emprego, busque apresentar uma solução. Por exemplo, você pode informar se avalia como uma pessoa tímida, porém, deseja realizar algum curso de teatro para melhorar a sua comunicação e oratória.

Considere natural que fique nervoso e foque em sua narrativa

Sendo assim, é importante que você demonstre esse autoconhecimento de maneira natural. Porém, já saiba como solucionar essa questão, para que eleve as suas chances de sucesso.

Dessa maneira, não se preocupe com diversas estratégias dentro de uma situação que eleva naturalmente o nível de ansiedade dos envolvidos. Coloque o foco em sua narrativa, postura e trajetória.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.