Poupança: direcione um planejamento e repense seus impulsos de compra

Direcione um planejamento e repense seus impulsos de compra para viabilizar uma poupança. Veja dicas relevantes!

A vida financeira do brasileiro, de forma geral, não é regida por um planejamento financeiro que objetiva uma poupança. Infelizmente, temos uma cultura que não preza pela educação financeira. Por isso, muitas pessoas acabam entrando em uma situação de inadimplência por ausência de um plano de finanças que contemple uma poupança.

Poupança: direcione um planejamento e repense seus impulsos de compra

No entanto, ainda que a sua situação financeira esteja negativa, é possível que você direcione suas finanças aos seus objetivos em curto, médio e longo prazo.

Mapeamento

Para que você alcance suas metas sugerimos que você faça um mapeamento de sua situação financeira. Dessa forma, você obterá clareza sobre quais são os seus custos fixos e quais são os seus gastos variáveis, bem como, poderá definir as suas metas.

 No entanto, esse movimento pode ser feito considerando a sua rotina e de maneira simplificada. Você pode fazer o uso de anotações simples ou de ferramentas específicas, como o Trello. Visto que o mais importante é que você faça um controle de rotina, principalmente no início de seu planejamento financeiro pessoal.

Ações econômicas

Posteriormente, é necessário que verifique ações econômicas dentro de sua rotina. Assim sendo, você pode realizar pequenas trocas econômicas. Por exemplo, é possível trocar produtos bancários tarifados por opções sem tarifas. Dessa forma, você deve direcionar os valores economizados para a sua poupança.

Assim sendo, você estará criando um planejamento financeiro com foco em seus hábitos. Dessa forma, será cada vez mais natural para você adquirir hábitos financeiramente saudáveis e sustentáveis. Por isso, ao focar em pequenas mudanças você eleva a sua chance de sucesso, ainda que no início do seu planejamento você possa adicionar apenas valores baixos para a poupança.

Trocas 

 Além de trocas dentro da sua rotina, também é possível que você verifique seus excessos. Ou seja, caso você tenha produtos em bom estado, ou como algumas pessoas têm, até mesmo lacrados, é importante que você verifique a possibilidade de vendê-los pela internet e ganhar uma renda extra; ao passo que se livra dos excessos. Os gastos desnecessários também devem ser avaliados. Dessa maneira, você irá diminuir os seus impulsos de compra de uma forma natural.

Poupança como um hábito

Sendo assim, você viabiliza uma poupança de forma construtiva para o seu futuro através de hábitos financeiros positivos. Procure repensar seus impulsos de compra e defina metas periódicas.

Dessa forma, você poderá verificar a sua real necessidade de adquirir um produto e a sua real disposição para comprá-lo. Sendo assim, você irá criar um alinhamento importante para que alcance todas as suas metas e para que a poupança seja natural dentro da sua rotina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.