Planeje uma poupança e defina suas metas pessoais

Planeje uma poupança e defina suas metas pessoais para viabilizar suas metas em curto, médio e longo prazo. Confira algumas dicas!

Planejar as suas finanças requer definição de metas, visto que, por muitas vezes, pequenas mudanças na  rotina permitem que consiga direcionar valores para para uma poupança.

Planeje uma poupança e defina suas metas pessoais

É comum que muitas pessoas não definam suas metas pessoais porque estão em situações emergentes de forma constante, quando o assunto é a sua vida financeira.

Principalmente, quando há fatores externos que são fortes, como a pandemia causada pelo novo coronavírus. Visto que esse fator desestabilizou a renda mensal de muitas famílias.

Troque produtos e serviços habituais

No entanto, a definição de metas está ligada a uma modificação de hábitos; Sendo assim, você deve realizar um planejamento financeiro, ainda que sua situação orçamentária não esteja positiva.

Você não precisa realizar mudanças muito radicais, já que mudar hábitos deve ser algo sustentável. Sendo assim, verifique em sua rotina possíveis trocas que sejam financeiramente viáveis. Você poderá gerar economia através de algumas mudanças, como trocar uma conta bancária tradicional por uma conta digital. Por exemplo, visto que as fintechs oferecem uma ampla carteira de produtos bancários com isenção total de anuidade.

Novo caminho mental para a sua gestão financeira

Dessa forma, você deve direcionar os valores economizados para  a sua poupança. Isso deve funcionar como um novo caminho mental para que você analise seus hábitos. Posteriormente, você poderá adicionar valores fixos para a poupança. Porém, em uma situação financeira negativa, deve-se focar em pequenas mudanças de hábitos de consumo.

Além disso, não menos importante, você deve também definir suas metas pessoais. É possível estabelecer metas a curto, médio e longo prazo. Sendo assim, para quem não tem nenhum tipo de reserva, uma meta viável a curto prazo pode ser uma pequena reserva de emergência, ao menos, no início.

Reserva de emergência 

Sendo assim, você pode estipular um valor ou deixar a reserva de emergência em aberto para que deposite os valores que forem possíveis, mediante suas mudanças habituais.

Modifique o seu fluxo financeiro pessoal

Dessa forma, você estará modificando um fluxo financeiro importante que será sustentável em longo prazo. Além disso, as metas em médio  e longo prazo podem ser inerentes a algum sonho pessoal ou um projeto que vire  um motivo a mais para que você direcione suas finanças.

Sendo assim, não negligencie essa necessidade mediante os desafios atuais. Lembre-se de que seus hábitos podem mudar a sua relação com o seu dinheiro, o que será de grande valia quando sua situação financeira estiver mais positiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.