Planejamento financeiro pessoal e as mudanças sustentáveis

O planejamento financeiro pessoal requer mudanças sustentáveis. Confira dicas práticas e resolutivas para as suas finanças!

É fundamental que você faça um planejamento financeiro pessoal para que direcione valores para uma poupança de forma orgânica. No entanto, esse planejamento pode ser um desafio, principalmente se você nunca realizou nenhum tipo de plano financeiro. 

Planejamento financeiro pessoal e as mudanças sustentáveis

Porém, é  completamente possível que uma pessoa realize um planejamento financeiro pessoal, mesmo que sua situação financeira esteja negativa. Pois, ao planejar suas finanças, você obterá uma maior clareza sobre a sua situação e poderá verificar possíveis ações de maneira que direcione seus fluxos pessoais e alcance suas metas, ainda que seja algo perceptível, considerando apenas um longo prazo.

 Faça controles referentes aos seus hábitos de consumo

 Por isso, sugerimos que você faça controles referentes aos seus hábitos de consumo e faça um mapeamento de sua situação atual. Esse movimento pode ser feito de maneira simples.

Pois você pode realizar um acompanhamento sobre sua rotina financeira através de aplicativos de finanças,  bem como também é possível que você separe seus custos fixos e variáveis, categorizando-os por ordem de relevância na sua rotina. Pois, ao realizar esse fluxo você obterá uma visão importante sobre hábitos para que possa modificá-los.

A mudança de hábitos deve ser contínua e sustentável

No entanto, essa mudança de hábitos dentro de um planejamento financeiro deve ser pensada em longo prazo. Por isso, você pode mudar hábitos de modo sustentável e não de maneira radical. Sendo assim, você pode realizar pequenas trocas em sua rotina gerando economia.

Você pode trocar produtos bancários tarifados por opções sem anuidade

Por exemplo, você pode trocar produtos bancários tarifados por opções sem anuidade. Uma vez que as fintechs oferecem serviços de qualidade com isenção total de tarifas para o cliente.

Sendo assim, você poderá economizar trocando uma conta bancária tradicional por uma conta digital, bem como, trocando um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito isento de anuidade.

Direcione para a poupança todos os valores economizados

São mudanças que você pode fazer na sua rotina das quais você obterá economia sem abdicar dos serviços. Dessa forma, você irá direcionar os valores economizados para a sua poupança, focando em  novos hábitos.

Adquira hábitos sustentáveis e resolutivos

Posteriormente, você poderá ajustar o seu planejamento financeiro, o mais importante, no início do seu planejamento financeiro pessoal, é que você adquira hábitos sustentáveis e resolutivos.

Além disso, tenha paciência com o seu processo, pois você pode obter sucesso, ainda que essa mudança ocorra de forma não linear. Por isso, refaça o seu planejamento financeiro periodicamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.