Planejamento financeiro: quebre o ciclo negativo que impede a viabilização da poupança 

Planejamento financeiro: quebre o ciclo negativo que impede a viabilização da poupança. Confira dicas relevantes e adaptáveis!

O planejamento financeiro pessoal pode ser feito de maneira simplificada, considerando as suas particularidades para que você consiga direcionar as suas finanças, não ficando aquém de suas metas em curto, médio e longo prazo.

Planejamento financeiro: quebre o ciclo negativo que impede a viabilização da poupança 

Muitas pessoas negligenciam o planejamento financeiro pessoal por conta da ausência de uma poupança, que já é um fator oriundo da falta de planejamento para uma reserva de emergência; ou seja, cria-se um fluxo financeiro negativo porque não sobra dinheiro; ao passo que não sobra dinheiro porque já existe um fluxo negativo.

Por isso, é possível (e necessário) que você faça um planejamento financeiro para quebrar esse ciclo de elevação de demandas financeiras e orçamento pessoal negativo.

Tenha foco no seu processo

Sendo assim, sugerimos que você faça um planejamento financeiro pessoal com foco no seu processo, ou seja, você deve focar em seus hábitos. Pois, uma vez que você direcione as suas finanças por meio de novos hábitos, você eleva a sua chance de torná-los sustentáveis. 

Assim sendo, posteriormente você poderá direcionar valores fixos para a sua poupança, viabilizando uma reserva de emergência através de um planejamento financeiro contínuo e, por conseguinte, positivo.

Foque nas bases do fluxo negativo

 Todavia, para que você crie um fluxo positivo, primeiramente você deve focar nas bases do fluxo negativo. Sobrar dinheiro é algo muito relativo, por isso, muitas pessoas não elaboram uma poupança alegando que não existe essa folga financeira.

Entretanto, dificilmente sobrará dinheiro para que você faça uma poupança. Sendo assim, você deve direcionar os valores economizados para essa finalidade, ainda que sejam valores irrisórios. Dessa forma, você eleva as suas chances de sucesso, considerando um longo prazo, já que é possível que você faça controles dentro da sua rotina e verifique possíveis modificações.

Faça trocas relevantes e econômicas 

Por exemplo, você pode trocar um produto tarifado por um produto bancário sem cobranças, como é o caso do cartão de crédito. Além disso, você pode realizar esse mesmo tipo de troca no que diz respeito a sua conta bancária. Sendo assim, já são dois produtos bancários que eram tarifados, porém, serão gratuitos, de maneira que você deve direcionar os valores economizados para a sua poupança.

Você estará criando um caminho mental que poderá ser fortalecido

Lembre-se de que está focando em seus hábitos, então tenha foco em possíveis trocas e faça mudanças que você acredite que sejam viáveis para serem sustentáveis.

Ao agir assim, você estará criando um caminho mental que poderá ser fortalecido, de maneira que o seu planejamento financeiro pessoal será natural para você; o que fará muita diferença na sua relação com o seu dinheiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.