Planejamento Financeiro – Poupança e Hábitos de Consumo

Direcione o seu planejamento financeiro e viabilize uma poupança 

É possível direcionar o seu planejamento financeiro pessoal para que você possa otimizar seus planos e viabilizar uma poupança, ao passo que consiga pagar as suas dívidas de maneira organizada.

No entanto, para que toda essa objetividade seja alcançada é importante que você tenha clareza sobre a sua situação financeira atual. 

Faça um mapeamento de sua situação financeira atual 

Sendo assim, faça um mapeamento de sua vida financeira, separando os seus custos fixos e variáveis. Ou seja, o que é primordial para a sobrevivência, como o consumo de energia elétrica, água, internet telefone, supermercado, aluguel, dentre outros. Todos os demais custos podem ser modificados através de algumas trocas que você pode fazer em sua rotina.

Trocas inteligentes e seu hábito de consumo

No entanto, essas trocas devem ser adaptadas ao estilo de vida da família e, principalmente, à situação financeira atual. Todavia, algumas pequenas mudanças podem viabilizar e direcionar o seu planejamento financeiro. Sendo assim, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade, por exemplo.

 Além disso, você pode trocar uma conta bancária tradicional, na qual você paga taxas por vários serviços, por uma conta em uma fintech, já que são muitas as opções que são isentas de qualquer valor para que você utilize uma conta corrente. Bem como, você pode fazer algumas mudanças dentro da sua rotina, como cancelar uma TV a cabo e assinar um streaming, já que essa é uma diminuição considerável de valores.

A poupança vista como hábito dentro do seu plano de finanças 

Ao mesmo tempo em que pode viabilizar uma poupança. No entanto, a poupança no início do seu planejamento financeiro deve ser vista como um hábito a ser alimentado.

Por isso, não se preocupe em investir valores elevados nesse princípio, pois você precisa flexibilizar a sua situação para que você direcione valores com frequência, ainda que sejam baixos. Até mesmo os valores economizados através das tais trocas sugeridas podem ser direcionados para uma poupança.

Limite valores para renegociações de dívidas e analise os descontos e prazos oferecidos 

Dessa forma, você viabiliza um planejamento financeiro pessoal, ao passo que pode renegociar suas dívidas através do Feirão Serasa Limpa Nome, por exemplo.

No entanto, é importante que você limite um valor dentro do seu planejamento para essas renegociações. Visto que é importante que você não crie um outro fluxo financeiro negativo ao tentar pagar as suas dívidas. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.