Saiba Como Iniciar Um Planejamento Financeiro Pessoal

Planejamento financeiro pessoal e seus hábitos de rotina

O planejamento financeiro pessoal é um diferencial na vida das pessoas, independentemente do valor da renda. Já que uma pessoa que planeja, tende a diminuir com a suas dívidas, o que já é um passo muito importante. 

No entanto, o controle financeiro pode ser um desafio para quem nunca fez nenhum tipo de planejamento. Sendo assim, é importante encarar esse desafio como o primeiro passo para que você possa mudar seus hábitos e alcançar seus objetivos pessoais.

Por isso, veja nossas dicas para que você direcione a sua gestão financeira e consiga viabilizar um valor para uma poupança, ainda que seja uma conquista em longo prazo.

Mapeamento de sua situação real

Primeiramente, faça um mapeamento da sua situação financeira atual. Sendo assim, é importante que você avalie os ganhos e gastos, separando-os em custo fixo e variável, como ocorre dentro do fluxo de caixa de uma empresa.

Certamente, essa análise fará com que você entenda qual é a sua situação financeira atual e possa tomar ações que direcionem assertivamente o seu controle financeiro.

Controles em planilhas, aplicativos ou cadernos – O que importa é o acompanhamento

 Elabore uma planilha ou faça uso de aplicativos de finanças pessoais. Bem como,  você pode inserir dados em uma agenda. Pois, o importante é que você acompanhe seus registros e analise o seu fluxo, de forma que você insira todos os valores pertinentes ao seu planejamento financeiro pessoal. Posteriormente, já com seus dados reais em mãos, você pode verificar seu volume de dívidas. 

Serasa Limpa Nome

O Serasa Limpa Nome é um programa disponível no site para todas as pessoas físicas que dá descontos de até 90% para acordos financeiros. Você pode analisar as propostas das empresas parceiras para que direcione um valor para esses acordos.

No entanto, é importante que você se atente a um fator que pode ser bastante relevante, caso você tenha muitas dívidas em aberto, procure fazer acordo faseados. Ou seja, faça acordos de uma parte das dívidas, ao passo que faça outros acordos, somente quando esses primeiros acabarem. 

Pois, quando você renegocia muitas dívidas simultâneas, corre o risco de perder o controle, tal como ocorreu quando se endividou.

Reserva de emergência e a poupança

O controle sobre a sua situação real permite que faça acordo de suas dívidas, ao mesmo tempo em que você deve direcionar um valor para uma poupança.

Não se preocupe com o valor exato, ainda que seja direcionado um valor baixo. Sendo assim, se preocupe em mudar seus hábitos. Alimente o fluxo da poupança para que esse hábito se torne implícito dentro da sua administração pessoal. A tendência é que aumente os valores com o passar do tempo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.