Perfil de liderança: Como desenvolver este perfil?

Para desenvolver o perfil de liderança é preciso estar pronto para ouvir a sua equipe. Isto é, você deverá praticar a escuta ativa para conseguir conhecer melhor quem está ao seu lado, todos os dias. Isso servirá de alicerce para você tomar as suas decisões e assim buscar sempre o que for melhor para todos.

Porém, é claro que a liderança não se resume a isso. Existem outros pontos que devem ser analisados e levados em conta. No decorrer deste texto você descobre quais são eles! Preparado?

Como desenvolver um perfil de liderança?

Para desenvolver o seu perfil de liderança é preciso estar pronto para “abrir a mente”. Além disso, considere que este é um processo lento, porém, muito importante. Em outras palavras, não queira ser um líder exemplar da noite para o dia: exercite a sua paciência e vá crescendo aos poucos, sempre buscando o feedback da sua equipe.

Veja algumas considerações que podem lhe ajudar:

1- Conheça bem a sua equipe. Mas conheça de verdade!

Conhecer bem a sua equipe é o primeiro passo rumo ao sucesso. Apenas dessa forma é que você entenderá as atribuições e limitações de cada um. E com esses conhecimentos em mãos ficará muito mais fácil montar estratégias e planos de ação em conjunto, sempre priorizando as habilidades e os limites de cada um.

2- Saiba delegar as tarefas de acordo com as habilidades da equipe

A partir dessa análise minuciosa das habilidades e limites que cada liderado possui, delegue funções de uma forma mais harmoniosa e coerente com a realidade. Pois assim você conseguirá estabelecer uma rotina de trabalho muito mais qualificada, onde cada um foca no que sabe fazer de melhor, sentindo-se mais motivado e pronto para vencer qualquer desafio.

3- Esteja sempre por perto e mostre-se disposto a ajudar

A sua presença também é muito importante. Sem ela, os liderados podem se sentir desamparados no trabalho, e isso está longe de ser algo interessante para quem quer desenvolver um perfil de liderança. Portanto, procure mostrar que você está a par das situações e que deseja ajudar a sua equipe sempre que possível.

E lembre-se ainda de que essa ajuda não deve vir em forma de punição: você não deve passar a ideia de estar “vigiando” a sua equipe, mas sim, a ideia de estar presente, pronto para auxiliar no que for preciso.

4- Saber motivar a sua equipe sempre que necessário faz parte do perfil de liderança

Quando perceber que a sua equipe está se sentindo um pouco desanimada, tente motivá-la. Busque compreender quais são os impasses e as dificuldades e mostre-se disposto em ajudar e encontrar novas saídas. Além disso, lembre-se de sempre praticar o reconhecimento da equipe, para assim tornar o trabalho dela muito mais motivador e prazeroso.

5- Dê espaço para que os planejamentos sejam feitos em conjunto

Procure sempre dar espaço para que a sua equipe participe dos planos da empresa ou do setor. Isso é muito importante para que ela se sinta parte do todo. E ainda, você, no papel de perfil de liderança, pode usufruir de muitas aprendizagens interessantes quando permite que outras pessoas dêem uma opinião na hora de montar um plano complexo. Aposte nisso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.