Enem 2021: Inep libera resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado preliminar dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 na tarde de ontem, dia 9 de junho. Desse modo, os solicitantes já podem conferir se o Inep aprovou os seus pedidos por meio da Página do Participante.

Os participantes cujos pedidos foram aprovados poderão realizar a inscrição sem custo. Já os demais participantes deverão pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 85,00.

Os estudantes puderam solicitar a isenção da taxa de inscrição entre os dias 17 e 28 de maio. Conforme estabelecido no edital de isenção, puderam pedir a isenção as seguintes categorias de estudantes:

  • estudantes que estão cursando a 3ª série do ensino médio em escolas da rede pública;
  • os estudantes que tenham feito o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em colégio particular, tendo a renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capta (Lei nº 12.799/2013);
  • inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).

Aqueles que tiveram os seus pedidos indeferidos poderão entrar com recurso contestando o resultado preliminar entre os dias 14 e 18 de junho. Ainda de acordo com o edital de isenção, a publicação do resultado final está prevista para o dia 25 de junho, após a análise dos recursos.

Inscrições e provas do Enem 2021

A aprovação do pedido de isenção da taxa não implica na inscrição automática no Enem 2021. Desse modo, todos os interessados, até mesmo os isentos, deverão realizar a inscrição no exame (versão impressa e versão digital) no período de 30 de junho a 14 de julho, na Página do Participante. No mesmo período, os participantes poderão solicitar o atendimento especializado. Já o pedido de tratamento pelo nome social deve ser feito entre os dias 19 e 23 de julho.

Os editais de ambas as versões do exame estabelecem ainda que as provas serão aplicadas nos mesmos dias. Assim, o Inep deve aplicar as provas impressas e as provas digitais nos dias 21 e 28 de novembro. Clique aqui e confira mais detalhes no site do Enem.

Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Leia UFJF: Módulos I e II do Pism 2021 têm novas datas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.