Reconhecimento da equipe: Como valorizar o seu time?

reconhecimento da equipe é uma das peças-chave para elevar a autoconfiança do grupo e, consequentemente, a produtividade. É esta ação de reconhecer os esforços dos colaboradores que faz com que eles percebam o quanto são indispensáveis e importantes para o crescimento do negócio.

No entanto, é preciso saber fazer esse reconhecimento da forma correta. Não basta tecer diversos elogios de maneira solta… É preciso reconhecer adequadamente para que o colaborador perceba o quanto você o observa e sabe o quanto ele possui habilidades importantes.

Para saber mais sobre esse tipo de reconhecimento, leia esse conteúdo até o fim e trabalhe em prol da motivação da sua equipe!

Como praticar o reconhecimento da equipe corretamente?

Para praticar o reconhecimento da equipe é preciso, antes de qualquer coisa, conhecer todos os trâmites da empresa. Saber os objetivos, as pequenas metas e as tarefas cotidianas é de suma importância para conseguir enxergar o bom desempenho da equipe e, consequentemente, quando ela se sobressai.

Mas é claro que o reconhecimento não deve parar por aqui. Abaixo apresentamos um tipo de “roteiro” para lhe ajudar:

1- Esteja presente durante todo o processo

Não adianta aparecer apenas quando um bom resultado foi atingido. O reconhecimento da equipe começa com a sua presença e a sua preocupação em ajudar. É claro que você não precisa sufocar o seu time com uma presença constante, mas demonstrar que você está aberto para sanar dúvidas ou auxiliar é de suma importância.

2- Demonstre que você deseja ver o seu colaborador progredindo

Ao mesmo tempo em que a sua presença precisa ser disponibilizada na medida certa, é preciso que você demonstre que quer ver o seu colaborador progredindo. Ou seja, não foque apenas nos resultados práticos da tarefa, mas sim, fale o quanto a pessoa progrediu e tem sido cada vez mais habilidosa.

Também demonstre a sua preocupação no desenvolvimento pessoal do colaborador, deixando de lado apenas os meros resultados práticos da empresa.

3- Crie metas juntamente com a sua equipe – e saiba criar bonificações

Na hora em que forem criadas as metas que devem ser atingidas pelo time, permita que a equipe participe nessa tomada de decisão. Juntos vocês poderão criar objetivos mais possíveis e saudáveis, que não sobrecarreguem ninguém. Além de que é possível estabelecer bonificações que façam sentido para aquelas pessoas.

Por exemplo, um jantar em um restaurante pode não ser um “prêmio” interessante para uma pessoa que gostaria de ter um desconto no cinema. Pense sobre isso e discuta com a equipe.

4- Faça elogios coerentes e na frente de outras pessoas

Sempre que for elogiar, não tema fazer isso em público. Esse tipo de elogio é importante para a autoestima do colaborador e até mesmo a motivação dos demais. Quanto às críticas e os feedbacks negativos, no entanto, isso deve acontecer no privado, obviamente.

5- Comemore com a sua equipe

Sempre comemore com a sua equipe. O happy hour serve para descontrair e também para comemorar as vitórias atingidas por todo o time. Procure sempre manter esse tipo de rotina para demonstrar o quanto você reconhece o esforço da sua equipe. Novamente, discuta com o pessoal em qual local vocês possam se encontrar e inclua esse tipo de comemoração nos gastos da empresa.

 

Una todas as nossas dicas e pratique o reconhecimento da equipe de uma maneira muito consistente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.