Pagamento do PIS/PASEP só em 2022; veja quem receberá o benefício

O benefício é liberado anualmente aos trabalhadores da iniciativa privada e aos servidores públicos que se encaixam nos requisitos de concessão.

O pagamento do abono PIS/Pasep ano-base 2020 ocorrerá somente em 2022. O benefício é liberado anualmente aos trabalhadores da iniciativa privada e aos servidores públicos que se encaixam nos requisitos de concessão.

Quem pode receber o PIS/PASEP?

Em 2022, receberão o abono PIS/Pasep os trabalhadores que cumprirem os seguintes critérios:

  • Estejam cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Tenham recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante 2020;
  • Tenham exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, em 2020 e/ou 2021;
  • Tenham seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2020.

Como sacar o PIS/PASEP?

Para os trabalhadores que recebem o PIS, caso não possuam conta corrente da Caixa Econômica ou conta Poupança Social Digital, poderão resgatar o dinheiro através do Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, nas casas lotéricas ou nos Correspondentes Caixa Aqui.

Já os cidadãos que recebem o Pasep, o dinheiro pode ser sacado nas agências do Banco do Brasil.

Nos dois casos, os recursos serão disponibilizados aos trabalhadores até 30 de junho de 2021 (EXPIRADO), prazo final para o recebimento.

Valor do abono salarial

O valor do PIS/Pasep pode variar de acordo com o período em que o cidadão trabalhou de carteira assinada no ano-base. Sendo pago R$ 92 para aqueles que exerceram atividade remunerada por ao menos 30 dias e, R$ 1.100 para aqueles que trabalharam durante os 12 meses do ano referente.

Vale ressaltar que o valor é baseado no piso nacional em vigência. Neste ano, por exemplo, as quantias conferem as citados anteriormente, o que provavelmente será alterado no próximo ano, visto que o salário mínimo é corrigido anualmente.

Para os trabalhadores da iniciativa privada que buscam mais informações sobre o PIS, bastam ligar para o número de telefone 0800-726-02-07 da Caixa. O cidadão ainda pode realizar uma consulta no site, acessando “Consultar Pagamento”. Para isso, é necessário ter o número do NIS (PIS/Pasep) em mãos.

Por fim, os servidores públicos que querem saber sobre o Pasep, podem adquirir mais informações pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil, ou no portal da instituição financeira.

Veja também: Novo Bolsa Família não vai ter espaço para todos os vulneráveis, projeta Governo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.