Nubank democratiza ambiente de investimentos no Brasil

O Nu Seleção Cautela, do banco digital Nubank, tornou-se o maior fundo multimercado do Brasil em apenas quatro meses. De acordo com a fintech, o fundo foi disponibilizado para toda a sua base de clientes apenas no início de dezembro, antes disso, apenas alguns clientes tinham acesso ao Nu Seleção Cautela.

“O objetivo do Nubank para investimentos é descomplicar e introduzir milhões de pessoas nesse universo ainda restrito a uma parcela de brasileiros”, afirmou Andrés Kikuchi, líder da Nu Asset Management, a gestora de fundos de investimentos do Nubank.

Entenda os fundos multimercado do Nubank

O Nubank explica que os fundos Nu Seleção são fundos de investimento do tipo multimercado. A fintech oferece três opções, que mudam de acordo com o perfil de risco, sendo elas Nu Seleção Cautela, Nu Seleção Equilíbrio e Nu Seleção Potencial. Os três fundos Nu Seleção tem investimento inicial de R$ 1 real e investem nos mesmos tipos de produtos financeiros: renda fixa, ações do Brasil e dos EUA, ouro e dólar.

De acordo com o Nubank, o princípio por trás dessa estratégia de investimentos é a diversificação. Isso ocorre porque ao invés do dinheiro ficar aplicado em um único ativo, ele é aplicado em vários lugares. O banco digital ainda informa que a diferença entre cada um dos fundos é a calibração de risco.

Conheça os fundos Nu Seleção do banco digital

No fundo Nu Seleção Cautela do Nubank, a maior parte do dinheiro investido é aplicado em renda fixa. Desse modo, pequenas porcentagens vão para ações, ouro e dólar. Isso acaba tornando esse investimento menos arriscado, mas também com um potencial de ganhos bem menor. No Nu Cautela, a taxa de administração é de 0,30%, podendo chegar a 0,50% ao ano, sobre o patrimônio do fundo. Em dezembro de 2021, a rentabilidade desse fundo foi de +0,90%.

O fundo Nu Seleção Potencial continua tendo a maior parte do dinheiro aplicado em renda fixa. Apesar disso, uma parcela maior do investimento é distribuída em ações no Brasil e no exterior, podendo gerar uma maior oscilação no resultado. Nesse fundo de investimento, a taxa de administração é de 0,50% ao ano, podendo chegar a 0,70% ao ano sobre o patrimônio do fundo. O fundo teve rentabilidade de +1,33% em dezembro de 2021.

Já o Nu Seleção Equilíbrio é um meio termo entre os dois fundos citados anteriormente. Nesse fundo, aproximadamente 80% do dinheiro é investido em renda fixa, enquanto 20% são aplicados em ações dentro e fora do Brasil, bem como em ouro e dólar. A taxa de administração cobrada pelo Nubank nessa modalidade é de 0,40% ao ano, podendo chegar a 0,60% ao ano sobre o patrimônio do fundo. Em dezembro de 2021 a rentabilidade desse fundo foi de +1,12%.

“Entre os novos cotistas dos fundos Nu Seleção, temos um número expressivo de novos investidores, pessoas que nunca haviam aplicado seus recursos através de um fundo, demonstrando nosso potencial de expandir o mercado de investimentos no Brasil”, afirmou Andrés Kikuchi sobre os fundos de investimento do Nubank.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.