Mercado de investimentos: estudos, opções e análises 

O mercado de investimentos requer estudos, planejamentos e análises diversas. Confira algumas dicas para novos investidores!

Novos investidores surgem no mercado de maneira elevada, e o mercado de investimentos requer alguns cuidados para que os entrantes não caiam em golpes e fraudes.

Mercado de investimentos: estudos, opções e análises 

A internet proporciona muitas facilidades. Visto que, na atualidade, por conta desse canal, os bancos são digitais, os cartões de crédito e diversos outros produtos físicos deram espaço às versões online.

No entanto, essa ferramenta dinâmica também é utilizada para ações fraudulentas. Sendo assim, é necessário que o entrante no mercado de investimentos tome alguns cuidados para que não caia em fraudes e golpes que ocorrem na internet, de formas cada vez mais criativas.

Busque por fontes oficiais

Assim como acontece com o Open Banking e com o Pix, o mercado de investimentos sofre com diversas fraudes criativas. Sendo assim, é relevante que busque sempre por sites oficiais para que possa entender e analisar propostas que possa vir a receber.

Sendo assim, sites como a Bolsa de Valores do Brasil (B3) e o Banco Central do Brasil (BCB) são fontes confiáveis de informações. Além disso, as fintechs também desenvolvem conteúdos relevantes para novos investidores. Por exemplo, o Banco Inter e o Nubank são instituições confiáveis para que você possa analisar o mercado e entender os preços dinâmicos das ações. Visto que você deve desconfiar de propostas muito fora da realidade do mercado financeiro.

 Estude o mercado financeiro e econômico

A economia tem um impacto direto na nossa rotina, já que modifica os preços dos produtos de bens e consumo da rotina do cidadão. Por isso, entender o ciclo econômico e sua volatilidade é um ponto relevante para quem deseja investir.

 Comece por opções de renda fixa

O investidor precisa entender o comportamento do mercado para que possa direcionar valores de forma planejada. Por isso, é aconselhável que os novos investidores diversifiquem seus investimentos, começando pelas opções de renda fixa e por valores baixos. Dessa forma, o investidor poderá entender o fluxo do mercado de investimentos para que possa se sentir seguro e elevar os valores.

O Tesouro Direto (TD) e os Certificados de Depósito Bancários (CDBs) são opções importantes para quem deseja realizar esse pequeno teste e entender a dinâmica e a complexidade desse mercado de forma prática.

Não abdique de planejamento financeiro

O seu planejamento financeiro deve considerar suas necessidades, de modo que você obtenha um parâmetro real sobre a viabilidade das opções de investimentos. Visto que são muitas as opções dentre a renda fixa e variável.

Por isso, antes de correr da poupança, faça um planejamento para que você verifique a viabilidade de cada investimento e analise o que pode melhor atender o seu objetivo, considerando suas particularidades, valores e prazos para os investimentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.