Não estava em nenhum programa, posso receber o Auxílio Brasil?

Muita gente que não estava recebendo nenhum programa social quer saber se vai poder entrar no Auxílio Brasil do Governo Federal

O Governo Federal concluiu nesta semana os primeiros pagamentos do Auxílio Brasil. O programa em questão atendeu neste primeiro momento cerca de 14,5 milhões de brasileiros. Receberam apenas aqueles que já estavam no Bolsa Família até o último mês de outubro. Pelo menos é o que o Ministério da Cidadania está dizendo.

De acordo com as informações de bastidores, o Governo está pretendendo abrir novas vagas para o programa já a partir deste mês de dezembro. Há quem diga que eles estão querendo colocar de 2 a 5 milhões de novos usuários. E isso está gerando muitas dúvidas na cabeça de muitos cidadãos agora.

Uma dessas questões giram em torno das pessoas que irão poder entrar nesse programa. “Eu não recebi Auxílio Emergencial e nem o Bolsa Família, vou poder entrar no novo benefício?”, perguntou um internauta em sua conta do Instagram. De acordo com as informações do projeto, a resposta é sim.

Não há impedimento para que pessoas que não estavam recebendo nada entrem no novo benefício. Pelo contrário. Parte do Palácio do Planalto acredita que o Planalto precisa dar preferência para esses cidadãos. Afinal, imagina-se que elas estejam sem receber nenhuma ajuda do Governo há muito tempo.

Mas assim como qualquer outro, quem não recebia nenhum auxílio precisava se encaixar em todas as regras do Bolsa Família turbinado. Isso inclui portanto estar dentro do Cadúnico. Além disso, é preciso estar em situação de extrema-pobreza. Há também pagamentos para pessoas que estão em condição de pobreza desde que morem com gestantes ou pelo menos um indivíduo menor de 21 anos de idade.

Massa que ficou sem receber

Existe uma massa de brasileiros que tentou muito nos últimos meses, mas não conseguiu receber nem o Auxílio Emergencial e nem o Bolsa Família. São cidadãos que estão em situação de vulnerabilidade social, mas mesmo assim não receberam nada.

Isso aconteceu porque o Governo passou quase dois anos sem abrir novas inscrições para o Auxílio Emergencial. A última vez que eles fizeram isso foi ainda em abril de 2020. Desde então, ninguém mais teve o direito de pedir para entrar.

Isso quer dizer, na prática, que quem foi perdendo o emprego depois disso acabou ficando em situação de dificuldade e mesmo assim não podia pedir para entrar no benefício em questão. Pelo menos é o que se sabe.

Não tem vaga para todo mundo no Auxílio Brasil

Neste sentido, aí vai uma notícia não tão boa para essas pessoas. É que o Auxílio Brasil não deve ter espaço para todas esses indivíduos. Pelas previsões mais otimistas, o programa deve atender cerca de 20 milhões a partir de dezembro.

Isso é menos do que o Auxílio Emergencial estava pagando. Então, na prática, isso quer dizer que o programa em questão não tem espaço para todo mundo que está precisando realmente desse dinheiro.

O Governo Federal sabe disso. Em entrevista recente, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que reconhece que os “vulneráveis ficaram para trás”. Ele prometeu que vai dar emprego para essas pessoas. Mas não se sabe quando isso vai acontecer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.