Mercado de investimentos: planeje sua diversificação

O mercado de investimentos é amplo e tem se popularizado cada vez mais. Confira dicas para planejar a sua diversificação!

O mercado de investimentos é amplo e tem se popularizado cada vez mais. No entanto, o entrante nesse mercado deve ter atenção a alguns pontos para elevar a sua segurança ao diversificar suas opções.

Mercado de investimentos: planeje sua diversificação

Primeiramente, você deve fazer um planejamento financeiro para entrar no mercado de investimentos. Todavia, é fundamental que você flexibilize o seu planejamento para que considere suas particularidades. Pois, muitos planejamentos prontos podem não ser adaptáveis para a sua situação atual.

Questione

Por isso, é importante que você faça alguns questionamentos relevantes para que você crie o seu planejamento ou adapte algum modelo pronto. Por exemplo:

  • Qual é o valor total que você possui para investir?
  • Quais são as suas metas em curto, médio e longo prazo?
  • Das opções estudadas, quais você acredita que melhor atendam às suas objetividades?
  • Qual opção do mercado você acredita que seja mais viável para que direcione valores para a elaboração de uma reserva de emergência?
  • Qual é a possibilidade de você precisar resgatar valores guardados antes do período contratado?
  • Quais opções disponíveis no mercado – entre bancos e financeiras – que lhe atendem sem cobrar tarifas intermediárias? 

Estes são alguns exemplos, dentre outros aspectos pertinentes ao seu momento financeiro atual.

Estude o mercado

É importante que você se aprofunde no que tange às opções disponíveis no mercado de investimentos, bem como sobre a economia de forma geral. Haja vista, o impacto direto que os fatores externos têm na economia e, por conseguinte, na rentabilidade dos investimentos.

Busque informações através de plataformas confiáveis, como o Banco Central do Brasil (BCB), Bolsa de valores do Brasil (B3) e de algumas fintechs como o Nubank e o Banco Inter; já que são instituições que possuem uma linguagem facilitada para o investidor.

Além disso,  é possível que você faça uso de simuladores; o que pode ser bastante interessante para que você entenda esse mercado.

Direcione valores baixos

Estudar o mercado de forma prática também faz parte do planejamento. Por isso, você deve investir de maneira faseada em opções que permitam investimentos de valores baixos.

Entenda de forma prática

Por exemplo, o Tesouro Direto é uma opção de renda fixa que permite investimentos a partir de R$ 30. Ao direcionar valores baixos para o Tesouro Direto você poderá entender melhor o comportamento do mercado e se sentir mais seguro para testar outras opções.

No entanto, no início do seu processo é fundamental que você diversifique suas opções e comece por opções de renda fixa para que você possa assumir seus riscos de maneira integral e objetiva. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.