Financiamento de veículos: B3 aponta crescimento no setor em 2022

O financiamento de veículos teve alta de 13% em maio, de acordo com informações oficiais da Bolsa de Valores do Brasil (B3). Saiba mais!

O financiamento de veículos teve alta de 13% em maio, de acordo com informações oficiais da Bolsa de Valores do Brasil (B3).

Financiamento de veículos: B3 aponta crescimento em 2022

Conforme recente divulgação realizada pela Bolsa de Valores do Brasil (B3), a alta apontada ocorreu em comparação com o mês de maio de 2021, porém, a modalidade recuou 5%. As vendas financiadas de veículos em maio de 2022 somaram 478 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da Bolsa de Valores do Brasil (B3). 

Dados oficiais

De acordo com a Bolsa de Valores do Brasil (B3), o número, que inclui automóveis leves, motos e pesados em todo o país, representa aumento de 13,7% se comparado a abril de 2022, quando os financiamentos de veículos somaram 422 mil unidades. Em comparação com maio de 2021, foi registrada queda de 5%, destaca a divulgação oficial. 

O segmento de automóveis leves registrou crescimento de 13,2%, em relação ao mês anterior, com destaque para o aumento de 22,3% no financiamento de veículos novos. Conforme informa a Bolsa de Valores do Brasil (B3), comparado com o mesmo mês de 2021, o número de financiamentos de automóveis leves registrou queda de 9,7%.

Por mais um mês, o segmento de motos foi o que apresentou maior crescimento no número de financiamentos, com 107 mil unidades. Em comparação com o mês anterior, o crescimento foi de 15,8% e, em comparação com maio de 2021, o aumento foi de 18,6%. Já o financiamento de veículos pesados registrou aumento de 11,3%, em comparação com abril, mas queda de 14%, considerando maio de 2021, informa a Bolsa de Valores do Brasil (B3). 

A recuperação do setor ocorre de forma gradual

Apesar de uma pequena melhora no número de veículos financiados por dia útil nos últimos meses, os números mostram que o mercado ainda permanece em um patamar inferior em comparação com períodos equivalentes em 2021, informa a superintendência de Planejamento da Bolsa de Valores do Brasil (B3).

No acumulado de janeiro a maio, as vendas financiadas de veículos somaram 2.175 mil unidades. O número representa queda de 8,4% em relação ao mesmo período de 2021, o que equivale a 199 mil unidades financiadas a menos, destaca a Bolsa de Valores do Brasil (B3).

Cadastros oficiais foram considerados na avaliação da B3

De acordo com divulgação oficial, a Bolsa de Valores do Brasil (B3) opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do país, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. É possível visualizar a apresentação com os dados completos sobre financiamentos de veículos em maio de 2022 no site oficial do Bolsa de Valores do Brasil (B3). 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.