Mercado de investimentos: planejamento, conhecimento e riscos calculados

O mercado de investimentos requer planejamento, conhecimento e riscos calculados. Veja dicas para novos investidores!

O mercado de investimentos atrai cada vez mais novos investidores que escolhem diversificar suas opções para além da poupança. Entretanto, é necessário que o novo investidor se atente a alguns pontos para que possa se direcionar de maneira segura.

Mercado de investimentos: planejamento, conhecimento e riscos calculados

É necessário que o investidor estude o mercado e entenda o impacto sofrido pela economia em diversas vertentes, principalmente, por fatores externos. Além disso, é relevante entender a volatilidade do mercado de forma abrangente e a influência da Selic em seus investimentos, principalmente, os de renda fixa, por exemplo.

Informações oficiais

É necessário que o investidor busque por informações através de plataformas oficiais, como o site do Banco Central do Brasil (BCB), da Bolsa de Valores do Brasil (B3) e do Grupo de Monitoramento Macroeconômico (GMM), por exemplo.

Visto que são fontes seguras de dados atualizados e oficiais. Além disso, diversas fintechs, como a Nubank, oferecem educação financeira e econômica para o cidadão de forma facilitada e didática.

Planejamento financeiro

É relevante para o investidor que realize um planejamento financeiro de modo que consiga definir suas metas para que possa escolher as melhores opções de investimentos disponíveis no mercado.

Analise a viabilidade das opções estudadas por você, juntamente com o valor que possui disponível para investir; analise o prazo que você pode aguardar e a possibilidade de precisar resgatar valores antes de cada contrato ser finalizado.

Renda fixa

Iniciar pelos investimentos de renda fixa é aconselhável para os entrantes no mercado de investimentos; já que há diversas opções de renda fixa que permitem que você entenda o comportamento do mercado na prática; ao passo que também é possível para o investidor que saiba o valor que será resgatado no final do seu contrato.

Investir valores baixos é indicado para que você inicie no mercado de investimentos. O Tesouro Direto, por exemplo, permite investimentos baixos, a partir de R$ 30,00. Dessa forma, o investidor poderá ter clareza sobre o funcionamento de cada opção para que aumente sua segurança ao diversificar seus valores.

Calcule os riscos de suas opções

É relevante ressaltar que o mercado de investimentos pode ser bastante viável; já que torna possível aumentar sua rentabilidade de forma segura; ao passo que, assim como qualquer produto econômico, o mercado de investimentos oferece riscos de perdas financeiras.

Por isso, é necessário que você faça o devido planejamento, de modo que você assuma seus riscos dentro do seu perfil de investidor e se direcione de acordo com suas possibilidades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.