Investimentos: poupança e outras opções de renda fixa 

A poupança é uma das opções de renda fixa, por isso, avalie as oportunidades do mercado de investimentos. Veja mais!

A poupança é uma aplicação de renda fixa simples e tradicional no Brasil. Visto que a diversificação dos investimentos é algo relativamente novo para a pessoa física de forma geral.

Investimentos: poupança e outras opções de renda fixa 

No entanto, cada vez mais novos entrantes no mercado de investimentos buscam elevar o nível de sua rentabilidade, indo além da poupança.

Planeje as suas finanças 

Entretanto, é importante que, caso seja um novo investidor, entenda a necessidade de planejar suas finanças, independentemente da opção escolhida para essa diversificação.

Primeiramente, o rendimento da poupança muda de acordo com a taxa Selic, bem como ocorre com outras opções de renda fixa. Por isso, é importante que você entenda o impacto da inflação no mercado de investimentos e entenda a volatilidade de todo o cenário econômico.

Não corra da poupança!

 Sendo assim, você pode verificar a possibilidade de “sair da poupança” para que você diversifique os seus investimentos, porém, é relevante que você tenha a poupança como um hábito e analise a sua necessidade atual.

Comece a investir pelas opções de renda fixa

Quando pensamos em economizar, a poupança pode ser um hábito,  não exatamente uma única opção de investimento. Caso você deseje investir é importante que você comece por opções de renda fixa e verifique a possibilidade de diversificar de maneira faseada.

Tenha clareza sobre os riscos do mercado

Dessa forma, você entenderá na prática o comportamento desse mercado e poderá elevar sua segurança. Já que para sair da poupança, é necessário que você tenha clareza sobre os riscos de todo o mercado e considere os seus objetivos.

Considere suas metas, prazos e valores 

Por isso, o planejamento precisa considerar suas metas, o prazo que você tem e o valor que você pode disponibilizar para os seus investimentos.

Faça uso dos simuladores dos sites oficiais

Sendo assim, você pode utilizar os simuladores dos sites oficiais, como o Banco Central do Brasil (BCB) e a Bolsa de Valores do Brasil (B3), bem como você também pode investir valores baixos para que você analise o andamento do processo.

Manter a poupança ou diversificar seus investimentos para além da poupança é uma decisão pessoal

O Tesouro Direto, por exemplo, permite que investimentos sejam feitos a partir de R$ 30,00. Certamente, manter a poupança ou diversificar seus investimentos para além da poupança é uma decisão pessoal. No entanto, você deve considerar suas particularidades para minimizar o risco de perdas no cenário financeiro atual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.