Vestibular Indígena Unificado: universidades abrem período de inscrição

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebem as inscrições para o Vestibular Indígena Unificado até o dia 20 de janeiro. A partir deste ano, o processo seletivo para indígenas será o mesmo para ambas as instituições. 

De acordo com os editais, as inscrições devem ser feitas no site da Comvest. As inscrições são gratuitas. Os editais com regras, procedimentos e número de vagas estão disponíveis nos sites da Unicamp e da UFSCar. 

Essa é a 15ª edição da seleção de indígenas da UFSCar, enquanto a Unicamp realiza a sua 4ª edição. Neste ano, a oferta da UFSCar é de até duas vagas, em 65 diferentes opções de cursos. Já a Unicamp está ofertando 130 vagas distribuídas em todos os cursos de graduação. 

Uma das exigências para participar do Vestibular o é ter cursado todos os anos do ensino médio em escolas da rede pública ou ter conseguido o certificado do ensino médio por meio de exame nacional, como o Encceja, por exemplo.

Desse modo, indígenas que tenham feito o ensino médio em escola particular não podem participar desta edição do vestibular.

Provas serão em quatro estados

As provas do Vestibular Indígena Unificado serão aplicadas no dia 13 de março. As provas para ambas as universidades serão iguais. Os locais de prova serão em Bauru e Campinas (SP); Dourados (MS); Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga (AM); e em Recife (PE).

De acordo com os editais, para fazer o exame, os inscritos deverão apresentar a documentação exigida para comprovar a etnia e o vínculo com a comunidade indígena original.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também MEC convoca aplicadores para as provas do Enem 2021 nos dias 9 e 16 de janeiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.