Inimigos do cérebro – Conheça alguns deles

Os inimigos do cérebro costumam ser traiçoeiros, estando presentes em diversos momentos de nossas vidas, sem que nos demos conta disso. Portanto, praticar a autoanálise, visando reconhecer quais comportamentos e hábitos podem estar sendo nocivos para a saúde cerebral, é um caminho interessante para ser seguido.

Com o intuito de lhe ajudar a pensar um pouco mais sobre o assunto, desenvolvemos este guia com considerações e sugestões relevantes nesse sentido. Esperamos que você possa ter uma leitura proveitosa e que lhe ajude na hora de investir em hábitos saudáveis para a saúde do cérebro. Confira!

Conheça alguns dos inimigos do cérebro

São diversos os inimigos do cérebro que vemos por aí. Porém, nem sempre nos damos conta de que eles estão presentes em nossa rotina. Por isso, fique atento a alguns dos comportamentos que podem trazer malefícios para a saúde e comece a construir uma rotina que priorize o seu bem-estar:

1. Sono inadequado

O sono não serve apenas para descansarmos o nosso corpo depois de um dia agitado e cheio de atividades. Na realidade, o sono impacta, e muito, na saúde do nosso cérebro.

Quando dormimos, nosso cérebro organiza nossas memórias, faz uma limpa e mantém as suas funções mais bem organizadas e saudáveis. Se dormimos pouco, podemos começar a ter problemas de memória, concentração, alterações no humor, e assim por diante.

Por isso, ter uma rotina de sono, dormindo e acordando relativamente no mesmo horário, é um passo relevante para cuidar da saúde cerebral.

2. Sedentarismo

Não ter uma vida ativa também pode ser perigoso. Inclusive, especialistas apontam que o sedentarismo pode ocasionar a morte dos nossos neurônios. Além disso, a atividade física permite que o nosso cérebro receba uma maior irrigação de sangue, oxigênio e ainda desencadeie sensações de prazer e bem-estar, que melhoram o humor, produtividade, disposição, etc.

3. “Mesmice” frequente

A mesmice também pode ser considerada um dos inimigos do cérebro. Oferecer novos desafios para o cérebro, aprendendo coisas novas, vivendo novas experiências e experimentando novas sensações, são formas de manter o cérebro mais “ativo”, podemos assim dizer.

Por isso, se você pensa em investir em um novo curso ou, quem sabe, uma nova graduação, saiba que esse tipo de atitude pode ser bastante benéfico para você. Afinal, além de lhe ajudar a melhorar ainda mais o seu currículo, a prática de estudar e aprender coisas novas pode garantir um cérebro mais saudável e satisfeito.

Caso contrário, podemos estar criando uma rotina de piloto automático, que prioriza um cérebro mais “preguiçoso” e talvez não tão saudável.

4. Alimentação ruim

A alimentação também tem um papel importante na saúde do nosso cérebro. Por isso, alimentos ultraprocessados, bebidas alcoólicas e alimentos pouco saudáveis são mais um dos inimigos do cérebro.

Quando não nos alimentamos bem, podemos estar deixando de lado alguns nutrientes essenciais para o bom funcionamento do cérebro. Consequentemente, podemos nos deparar com problemas de memória, por exemplo.

Portanto, seguir uma rotina equilibrada e que priorize uma alimentação saudável são medidas que ajudam a cuidar da nossa saúde cerebral. Pense nisso. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.