Você é um colaborador autêntico?

As características de um colaborador autêntico podem lhe ajudar a refletir sobre esse assunto. Afinal, o que é ser uma pessoa autêntica no ambiente de trabalho? Quais atitudes auxiliam nessa caracterização? Veja mais sobre o assunto!

Características de um colaborador autêntico

Antes de qualquer coisa, devemos refletir sobre o poder da autenticidade. Por que ela é relevante?

Normalmente, uma pessoa que possui atributos que a tornam autêntica tende a ter uma autoestima mais equilibrada. Ela costuma compreender quais são os seus pontos fortes e fracos, além de entender os seus potenciais na hora de apresentar uma ideia para o grupo de trabalho.

Por isso, a autenticidade pode ser vista como algo relevante no mercado de trabalho. Até porque uma pessoa autêntica, tendencialmente, será mais proativa, uma vez que acredita nos pontos de vista e nas ideias que pode vir a ter no dia a dia corporativo.

Sendo assim, se você quer analisar até que ponto se considera uma pessoa autêntica no trabalho, confira o conteúdo de hoje!

1. Possui capacidade de expor ideias

Um colaborador autêntico possui uma capacidade maior de expor as suas ideias no ambiente de trabalho. Isto é, ele não sente medo de expor as novidades que pensou e que crê que podem contribuir para o desenvolvimento da equipe.

Em contrapartida, uma pessoa não autêntica pode ter dificuldades para expressar as suas ideias, tendo frustrações quando outro traz uma ideia semelhante e é bem visto.

2. Respeita os próprios limites e sabe dizer “não”

Uma pessoa autêntica tende a ter um nível de autorrespeito mais interessante. Ela sabe reconhecer os seus limites, o que ajuda na hora de dizer “não” para algum trabalho em específico. Desse modo, as chances de aumentar a qualidade de vida no trabalho também são maiores.

3. Possui um nível interessante de autoconhecimento

E por falar em respeitar os próprios limites, um colaborador autêntico costuma apresentar um nível interessante de autoconhecimento. Ele sabe, até certo modo, quais são as suas reais habilidades e o que precisa ser desenvolvido no espaço de trabalho. Assim, torna-se uma pessoa em constante crescimento, que visa atingir os objetivos.

4. Buscam desenvolvimento e crescimento

A busca pelo desenvolvimento e crescimento também é uma das características de um colaborador autêntico. Afinal, ele reconhece os pontos fracos e as necessidades de melhoria, além de saber quais são os seus objetivos e propósitos de vida. Tudo isso pode servir de combustível na hora de buscar um crescimento interessante e relevante, que fuja do piloto automático.

5. Sabem reconhecer as ações alheias

Normalmente, uma pessoa autêntica também possui a capacidade de reconhecer as ações e atitudes alheias. Isto é, ela entende quando os outros desenvolveram algo relevante que merece ser enaltecido. Diferente de uma pessoa pouco autêntica, que pode ter dificuldades para compreender as evoluções alheias, vendo isso, inclusive, como uma ameaça para si mesma.

 

E você? Se considera um colaborador autêntico? Está pensando em praticar o autoconhecimento em prol disso? Considere essa possibilidade e veja como a autenticidade pode ser uma forte aliada no dia a dia. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.