História do Brasil: os antecedentes do Estado Novo

Um resumo completo

Os antecedentes do Estado Novo: confira quais são eles

O Estado Novo foi uma fase do período conhecido como “Era Vargas”. Ele é crucial para a compreensão de parte da história do Brasil.

Questões sobre o Estado Novo são muito comuns em provas de vestibulares e também na prova do ENEM. Dessa forma, é essencial que você domine o assunto para ter um bom desempenho em qualquer prova de história.

Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com os principais antecedentes do Estado Novo. Vamos conferir!

Os antecedentes do Estado Novo: a lista completa

Em 1937, durante a campanha para as eleições presidenciais de 1938, três candidatos se reuniram: José Américo de Almeida, José Armando de Sales Oliveira, que haviam apoiado Vargas durante a Revolução de 1930, e Plínio Salgado.

No mesmo ano, o governo foi informado de  que que os comunistas pretendiam tomar o poder. O plano havia sido descoberto por meio do denominado “Plano Cohen”, que revelava as intenções de certos grupos de esquerda de implantar o regime comunista no Brasil.

Em 1935, ocorreu a chamada “Intentona Comunista”, movimento organizado pelos apoiadores da ideologia comunista que queriam tomar o poder poder. Dessa forma, diante de uma ameaça falsa e uma supostamente concreta, o governo investiu na propaganda anticomunista com o objetivo de fazer com que a população reconhecesse a necessidade da implantação do estado de sitio no final do ano e, posteriormente, do próprio Estado Novo.

Nesse contexto, Getúlio Vargas conseguiu uma forma de driblar a Constituição, a qual proibia a sua reeleição. Posteriormente, estudiosos descobririam que foram os colegas de Vargas os verdadeiros articuladores do Plano Cohen, que era uma farsa.

Antes que as eleições presidenciais acontecessem 1938, Getúlio Vargas aproveitou que o país passava por um momento de instabilidade política e deu um golpe de estado, consolidando o início do Estado Novo no dia 10 de novembro de 1937.   

Os antecedentes do Estado Novo: o golpe

O golpe deu condições para que Vargas pudesse criar, em 1937, um regime político que ficou conhecido como Estado Novo. No mesmo ano, o governo também outorgaria a Constituição de 1937, conhecida como “Constituição Polaca”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.