Estado Novo: como cai no vestibular?

Descubra!

Estado Novo: resolução comentada de questão de vestibular

O termo “Estado Novo” é utilizado em referência a um período da Era Vargas, período em que Getúlio Vargas liderou o Brasil.

O assunto é abordado com muita frequência por questões de história do Brasil dentro das principais provas do país, com um destaque para os vestibulares, alguns concursos públicos e a prova do ENEM.

Assim, para que você consiga se preparar da forma correta, o artigo de hoje trouxe a análise de uma questão sobre Estado Novo que foi cobrada no vestibular da Fuvest. Vamos conferir!

Estado Novo: análise de questão do vestibular da Fuvest

(FUVEST) Na história da República brasileira, a expressão “Estado Novo” identifica:

a) o período de 1930 a 1945, em que Getúlio Vargas governou o país de forma ditatorial, só com o apoio dos militares, sem a interferência de outros poderes.

b) O período de 1950 a 1954, em que Getúlio Vargas governou com poderes ditatoriais, sem garantia dos direitos constitucionais.

c) o período de 1937 a 1945, em que Getúlio Vargas fechou o Poder Legislativo, suspendeu as liberdades civis e governou por meio de decretos-leis.

d) o período de 1945 a 1964, conhecido como o da redemocratização, quando foi restabelecida a plenitude dos poderes da República e das liberdades civis.

e) o período de 1930 a 1934, quando se afirmou o respeito aos princípios democráticos, graças à Revolução Constitucionalista de São Paulo.

Análise: 

A questão apareceu na primeira fase de uma edição do vestibular da Fuvest, que permite o acesso dos candidatos à Universidade de São Paulo (USP).

A resposta correta para a questão é a alternativa C. A questão é bem direta e pede que o candidato identifique qual é o período da história do Brasil denominado de “Estado Novo”.

O candidato deveria ter em mente que o Estado Novo começou no ano de 1937, com a criação da chamada “Constituição Polaca” e acabou no ano de 1945.

Devemos ter em mente que o período pode ser considerado uma ditadura, uma vez que Vargas fechou o Congresso Nacional e a Câmara dos Deputados e passou a perseguir os seus opositores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.