Resumo de história: o ciclo do Pau-Brasil

Um resumo completo

Ciclo do Pau-Brasil: aquilo que você precisa saber

O termo “ciclo do pau-brasil” é utilizado para definir um dos ciclos econômicos brasileiros durante o período conhecido como “pré-colonial”.

O assunto é muito abordado por questões de história do Brasil, principalmente dentro dos vestibulares, de alguns concursos públicos e da prova do ENEM.

Dessa forma, para que você possa se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o ciclo do pau-brasil. Vamos conferir!

Ciclo do Pau-Brasil: introdução

Como mencionado, o ciclo do pau-brasil foi um ciclo econômico que esteve presente durante a fase pré-colonial da história brasileira, que aconteceu entre os anos de 1500 e 1530. Como podemos perceber, esse foi o primeiro ciclo da história do país. Assim, podemos dizer que o pau-brasil foi o primeiro produto a ser explorado pelos portugueses no Brasil.

Ciclo do Pau-Brasil: a árvore

O pau-brasil é nativo da Mata Atlântica. Foi observando os usos que os grupos indígenas faziam da árvore que os portugueses descobriram a sua utilidade e começaram a extrair o produto em grandes quantidades e enviar para a Europa. A partir da primeira década do século XVI, os colonizadores já obtinham lucros altos com a exportação desse produto. 

A cor da tinta que sai do pau-brasil é avermelhada e podia ser usada, por exemplo, para tingir tecidos.

Atualmente, a madeira do pau-brasil é muito apreciada por profissionais que fazem instrumentos musicais, como o violino e o violoncelo, devido a densidade da árvore, que faz com que o instrumento adquira um timbre perfeito.    

Ciclo do Pau-Brasil: extinção

A grande extração de pau-brasil realizada pelos portugueses provocou uma rápida extinção do produto, o que faria com que os colonizados precisassem buscar novas fontes de renda. Ao mesmo tempo, o pau-brasil também havia sofrido uma forte desvalorização no mercado internacional. Isso de fato aconteceu e o ciclo do pau-brasil foi logo substituído pelo ciclo da cana-de-açúcar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.