Revolução de 1930: como cai no vestibular?

Descubra!

Revolução de 1930: resolução comentada de questão do ENEM

O termo “Revolução de 1930” é utilizado para definir um movimento caracterizado pela presença de um foi um golpe de Estado que colocou fim à República Velha e ao governo de Washington Luís.

O assunto é abordado com muita frequência por questões de história do Brasil dentro das principais provas do país, com um destaque para o ENEM.

Assim, para que você consiga entender como a Revolução de 30 pode cair na prova do ENEM, o artigo de hoje trouxe a resolução comentada de uma questão que apareceu no exame. Confira!

Revolução de 1930: questão do ENEM

(ENEM – 2010) A solução militar da crise política gerada pela sucessão do presidente Washington Luís em 1929-1930 provoca profunda ruptura institucional no país. Deposto o presidente, o Governo Provisório (1930-1934) precisa administrar as diferenças entre as correntes políticas integrantes da composição vitoriosa, herdeira da Aliança Liberal.

LEMOS, R. A revolução constitucionalista de 1932. SILVA, R. M.; CACHAPUZ, P. B.; LAMARÃO, S. (Org).Getúlio Vargas e seu tempo. Rio de Janeiro: BNDES.

No contexto histórico da crise da Primeira República, verifica-se uma divisão no movimento tenentista. A atuação dos integrantes do movimento liderados por Juarez Távora, os chamados “liberais” nos anos 1930 deve ser entendida como:

a) a aliança com os cafeicultores paulistas em defesa de novas eleições.

b) o retorno aos quartéis diante da desilusão política com a “Revolução de 30”.

c) o compromisso político-institucional com o governo provisório de Vargas.

d) a adesão ao socialismo, reforçada pelo exemplo do ex-tenente Luís Carlos Prestes.

e) o apoio ao governo provisório em defesa da descentralização do poder político.

Análise:

A resposta para a questão da prova do ENEM é a alternativa C.

Para a resolução da questão, o candidato deveria saber o que foi o movimento tenentista e como o mesmo participou da Revolução de 1930 para que Getúlio Vargas pudesse assumir o poder, o que de fato aconteceu.

A alternativa A está incorreta pois os liberais eram contra os cafeicultores e não realizaram nenhuma aliança com os mesmos. A alternativa B, por sua vez, está errada pois não ocorreu nenhuma desilusão política com a Revolução, já que ela atingiu os seus objetivos.

A alternativa D está equivocada, uma vez que não ocorreu nenhum tipo de adesão ao socialismo por parte dos liberais. Por fim, a alternativa E está errada, já que o objetivo não era a criação de um governo descentralizado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.