URGENTE! Novo GOLPE no consignado do INSS deixa segurados ATERRORIZADOS

A nova modalidade de golpe no consignado do INSS está tirando o sono dos segurados.

Durante muito tempo, cair em um golpe era algo que exigia um certo grau de inocência da vítima. Os criminosos tinham que contar com a boa vontade do cidadão para conseguir aplicar uma fraude com sucesso.

Contudo, uma nova modalidade de crime no consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está atingindo até mesmo os mais atentos com a situação. A nova estratégia está deixando os segurados assustados.

Uma reportagem publicada pelo jornalístico Fantástico no último domingo (9) revelou que golpistas estão conseguindo ter acesso aos dados de beneficiários da autarquia através da compra de um chamado “Kit Fraude”.

Trata-se de um pacote com informações sobre vários segurados que fazem parte do sistema do INSS. O Kit fraude estaria sendo disponibilizado por alguns servidores públicos que atuam no próprio Instituto, em troca de dinheiro.

Assim, os criminosos nem precisam se dar ao trabalho de tentar enganar a vítima para conseguir as informações. Qualquer cidadão que não chegou a receber nenhuma ligação ou mensagem por WhatsApp poderá ter problemas com a situação.

Durante uma gravação, um dos criminosos fala sobre o livre acesso a um site com bilhões de cadastros de identidades, carteiras de motorista, entre outros documentos. Veja:

“Então aqui a gente tem tudo, ó, RG, carteira trabalhista, carteira de motorista, e comprovante de tudo o que eu te informei (…) A gente encontra o que você deseja”, disse o golpista.

De acordo com o Procon (Programa de Proteção e Defesa ao Consumidor), os segurados do INSS registraram quase 60 mil queixas de golpe. Uma das vítimas, que prefere não ser identificada, revelou que apenas descobriu a fraude quando ela mesmo tentou adquirir um financiamento de R$ 50 mil para construir uma casa.

O que fazer para escapar do golpe Kit Fraude?

Ainda segundo informações do Fantástico, o número total de pessoas que estão realizando queixas relacionados ao novo golpe está aumentando. Ao todo, a Polícia Federal (PF) recebeu mais de 22 mil denúncias durante o ano de 2022. Os números mostram que há uma massificação da fraude.

Segundo a PF, não há uma maneira única de evitar cair neste golpe. Uma dica importante é atentar com frequência para os números de sua conta e do contracheque de recebimento da aposentadoria ou pensão. Assim, em caso de alguma movimentação estranha ou de desconto indevido, o cidadão poderá agir.

Quanto mais cedo o golpe é descoberto, mais cedo o segurado poderá resolver o problema. No caso do consignado, por exemplo, o indivíduo vai poder cancelar o pedido e evitar que novos descontos sejam feitos no decorrer dos próximos meses.

O Kit fraude do INSS

O Kit fraude que estaria sendo obtido pelos criminosos através de alguns servidores do INSS teria uma série de informações. Há dados como número de carteira de identidade, CPF e até mesmo selfies que possam ter sido tiradas pelos segurados.

Vale lembrar que em algumas instituições financeiras a solicitação remota do consignado do INSS exige o envio de uma fotografia do rosto para que o cidadão consiga comprovar que ele está fazendo o pedido. Com o Kit fraude, é possível quebrar mais esta barreira.

O que dizem os envolvidos

A Polícia Federal afirma que já está investigando os casos. Os agentes pedem que as pessoas que forem vítimas da fraude realizem a queixa em canais oficiais. Quanto mais informações sobre as quadrilhas, mais chances a PF terá de desarticular os grupos criminosos.

O Ministério da Previdência disse que está acompanhando a situação, e que já está em contato com a PF para tentar resolver o problema. Também haverá uma investigação interna para tentar descobrir quem são os servidores que estariam fornecendo as informações dos segurados.

“Bandidos estão fazendo isso se aproveitando de péssimos funcionários, indecorosos profissionais que são minoria, graças a Deus, mas que se utilizam do acesso à informação do aposentado, do seu cadastro, sua senha, para alimentar uma rede de criminosos.”, disse o ministro.

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) disse que está disposta a ajudar em qualquer investigação que tenha como objetivo diminuir fraudes no sistema do consignado do INSS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.