Estado do Maranhão sofre com chuvas intensas, veja municípios atingidos

Confira como se proteger de eventuais deslizamentos e outras situações perigosas que envolvem as chuvas

O estado do Maranhão, localizado na região nordeste do país, está enfrentando intensas chuvas nos últimos dias. Com índices que variam de 30 a 60 milímetros por hora, ou 50 a 100 milímetros por dia, diversos municípios estão sofrendo com alagamentos e deslizamentos de terra.

Diante deste cenário preocupante, é preciso estar atento aos sinais de perigo. Além disso, é importante saber como se proteger e também se informar sobre como ajudar aqueles que foram afetados pelas chuvas.

Neste artigo, iremos destacar mais informações sobre os municípios atingidos, os estragos e daremos dicas valiosas para quem precisa passar por esse momento difícil. Então, fique com a gente e saiba mais sobre esse tema bastante importante.

Municípios do Maranhão atingidos com as chuvas intensas

Em todo o estado do Maranhão, diversos municípios foram afetados pelas chuvas intensas. Entre eles, podemos destacar São Luís, a capital do estado, que sofreu com alagamentos em vários bairros, como Angelim, Cohafuma, São Cristóvão, Cohab e São Francisco.

Além disso, outras cidades que foram afetadas são: Imperatriz, Timon, Trizidela do Vale, Bacabal, São Bernardo, Grajaú, Barra do Corda, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, Viana, Codó, Buriticupu, Itinga do Maranhão, Barreirinhas, Tutóia, Magalhães de Almeida, Nina Rodrigues, Anajatuba, Bacurituba, Parnarama, Lajeado Novo, Coelho Neto, entre outras.

Portanto, em todas essas áreas a situação é de alerta, para evitar perdas e prejuízos maiores nos próximos dias.

Estragos causados pelas chuvas intensas no estado do Maranhão

As chuvas intensas ocasionam diversos problemas em todo o estado. Além dos alagamentos em áreas urbanas, foram registrados deslizamentos de terra, quedas de árvores, interrupção de rodovias e ponte. Além de cidades que ficaram completamente isoladas devido ao alto nível da água.

No município de São Luiz, por exemplo, a água subiu e invadiu várias casas, deixando mais de 7 mil famílias desabrigadas. Com isso, a estimativa é de que 70 áreas da cidade estejam sob monitoramento de risco.

Além disso, mais de 35 mil famílias foram afetadas, por conta das enxurradas, queda de árvores e outros danos, causados pelas fortes chuvas. Houve também a interrupção de energia elétrica em vários municípios, o que dificultou ainda mais o acesso das equipes de resgate às áreas mais afetadas.

Como se proteger durante as fortes chuvas?

A melhor forma de se proteger diante de chuvas intensas é estar sempre atento aos alertas das autoridades locais. Além disso, é importante ter em mente algumas dicas para se manter seguro em casa e na rua. Confira abaixo:

  • Evite sair de casa durante as chuvas, a menos que seja realmente necessário;
  • Caso esteja na rua e ocorrer uma enxurrada, procure um local seguro, como um abrigo ou um prédio alto, até que a tempestade passe;
  • Se estiver em casa, feche todas as portas e janelas para evitar a entrada de água e vento;
  • Além disso, desligue os aparelhos eletrônicos da tomada, a fim de evitar um possível curto-circuito;
  • Caso a sua residência fique em uma área de risco, como em uma encosta, é fundamental que você esteja atento às informações sobre possíveis deslizamentos de terra. Se for necessário, procure um local seguro com antecedência.

Como pedir ajuda?

Quem foi afetado pelas chuvas pode contar com a ajuda das autoridades locais, como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. Sendo assim, o primeiro passo é entrar em contato com esses órgãos para pedir ajuda emergencial.

Além disso, é possível ajudar as vítimas das chuvas fazendo doações de roupas, alimentos não perecíveis, materiais de higiene pessoal, colchões e outros itens essenciais. No entanto, é importante lembrar que as doações devem ser feitas em pontos autorizados pelas autoridades locais.

Fortes chuvas nesta semana

As chuvas intensas que atingem o estado do Maranhão, causam grande preocupação à população local e às autoridades municipais e estaduais. Municípios como São Luiz, por exemplo, enfrentam dificuldades em função das inundações, que afetam a infraestrutura urbana e geram transtornos para a população.

Sendo assim, é fundamental que sejam adotadas medidas de prevenção, para minimizar os impactos das chuvas e evitar que novas tragédias ocorram. Desse modo, entre as possíveis ações, estão o investimento em infraestrutura para o escoamento das águas e a realização de campanhas de conscientização sobre a importância do descarte correto do lixo, que pode entupir bueiros e causar enchentes.

Além disso, é importante que as autoridades estejam preparadas para agir rapidamente, em casos de emergência, para garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos. Por fim, fique atento às letras do Inmet e aos avisos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Se proteja e ajude a população em casos de emergência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.