Como um gestor pode se conectar com a sua equipe?

Um gestor pode se conectar com a sua equipe de diversas maneiras diferentes. Ele pode trabalhar diretamente com a equipe, ou ter um momento diário para acompanhar o progresso do time. O importante, nesse caso, é estar presente. Sem essa presença fica quase inviável ter bons resultados e uma boa conexão.

Mas como se manter presente? O que fazer para garantir essa conexão como time? Veja as nossas dicas de hoje!

Como um gestor pode se conectar com a sua equipe?

As ações que podem ajudar um gestor a se conectar com a sua equipe são diversas. Cada time, inclusive, pode requerer uma postura diferente do gestor. Isso quer dizer que se você lidera diversos grupos, deverá se “encaixar” no estilo deles, para que a conexão seja forte e genuína.

De todo modo, diversas medidas práticas podem viabilizar essa conexão. Conheça algumas delas:

1- Você precisa estar disponível e presente

Não existe segredo neste ponto. Você precisa, sim, ser um gestor disponível e presente. E não precisa ser fisicamente, o tempo todo, ok? Você pode ser presente pelo meio virtual, quando a presença física não é possível.

O importante, aqui, é deixar claro para a sua equipe que ela pode contar com você e que você está disposto a ajudar quando necessário.

2- Ofereça feedback

Seja do tipo de gestor que oferece bons e construtivos feedbacks. Assim você conseguirá viabilizar muito mais o alinhamento do time com toda a proposta da empresa.

Além disso, o feedback é uma forma que um gestor pode se conectar com a sua equipe, justamente, por demonstrar estar atento a ela. Afinal, se você dá um feedback, é porque está por perto acompanhando o desempenho do time, certo?

3- Escute ativamente a sua equipe

A escuta ativa é fundamental para um gestor. Por meio dela é possível absorver muitas informações sobre o time que você está liderando. Ao ouvir o que eles têm a dizer, você consegue:

  • Compreender as principais dificuldades, auxiliando-os;
  • Ficar por dentro dos medos;
  • Acompanhar os objetivos e metas que são traçados;
  • Alinhar as expectativas com a realidade; etc.

4- Acompanhe as etapas do trabalho

Esteja sempre acompanhando as etapas do trabalho. Um gestor pode se conectar com a sua equipe quando ele está presente no dia a dia do serviço em si. Ou seja, nada de aparecer para dar ordens, desaparecer e depois ressurgir para ver os resultados, hein?

Se você realmente quer criar uma conexão sólida e forte, esteja presente mais vezes. Esteja atento aos passos que são dados e sirva de alicerce para que o serviço seja ainda mais qualificado.

5- Coloque a mão na massa quando necessário

Não tenha medo de colocar a mão na massa quando for necessário. Trabalhar junto com a sua equipe pode ser uma maneira de fazê-la sentir a sua presença e assim aprender que pode contar com você para o que for necessário.

E isso tudo cria muito mais conexão e proximidade entre o gestor e os seus respectivos colaboradores, além de aumentar a produtividade do time.

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