Como pedir feedback para o chefe

Pedir feedback para o chefe pode fazer com que você melhore o seu desempenho no trabalho de uma forma muito exponencial. Isso porque, muitas vezes, temos vícios em nossas ações e atitudes cotidianas, que nos impedem de encontrar caminhos novos e promissores.

Com a ajuda do feedback, esses “vícios” podem ser quebrados. Passamos a ouvir novos pontos de vista e experimentamos estratégias diferentes das quais estamos acostumados.

Para isso, é necessário solicitar o feedback no momento adequado. Veja como fazer!

Como pedir feedback para o chefe – dicas importantes

Para pedir o feedback para o chefe é preciso apostar em um momento oportuno para isso. Além disso, lembre-se de que ao solicitar o feedback é possível que você receba críticas, e não apenas elogios. Portanto, cuidado para não se iludir imaginando que ouvirá apenas coisas “positivas” sobre o seu trabalho, ok? Isso é fundamental para garantir um fluxo interessante na sua conversa.

Dito esses pontos, veja agora algumas dicas que podem lhe ajudar a solicitar o feedback no momento adequado:

1- Solicite uma conversa em um momento adequado para isso

Como dito acima, é fundamental que você solicite o feedback em um momento adequado. Ou seja, não peça a opinião do seu chefe no meio do corredor, ou em um momento que ele estiver com pressa ou irritado, por exemplo. Mas sim, peça para marcar uma conversa rápida, sempre dando a entender que do que se trata essa conversa. Assim você não cria aquela “curiosidade” ruim no seu chefe, ok?

2- Prepare-se para ouvir um feedback sincero – e cuidado com as expectativas errôneas!

Quando você for ouvir o feedback do seu chefe, esteja preparado para ouvir algumas críticas. Como também já mencionamos, não crie aquela barreira ilusória de que apenas receberá elogios. Afinal, se essa fosse a ideia do feedback, para quê solicitá-lo? Apenas para massagear o ego?

Criar essa expectativa de que ouvirá apenas coisas positivas é perigoso e pode gerar a frustração no trabalho. Esteja preparado, portanto, para aprender.

3- Não discuta e nem confronte ao pedir feedback para o chefe

As críticas construtivas fazem parte da vida de qualquer pessoa. Por isso, esteja preparado para ouvi-las e não tente ficar confrontando ou discutindo com o seu chefe. Ouça o ponto de vista dele, explane o seu com tranquilidade e absorva os ensinamentos dos pontos negativos trazidos por ele.

4- Anote as informações e tire todas as suas dúvidas

Procure anotar as informações. Não use o feedback apenas para receber elogios (nós já frisamos isso algumas vezes, porque é importante). Mas sim, anote quais apontamentos de melhorias foram feitos, para poder colocá-los em prática mais tarde e assim desenvolver a sua carreira de uma maneira sólida.

5- Agradeça o seu chefe pelo feedback e aproveite a chance de crescimento

Para finalizar a conversa, agradeça o seu chefe pelo feedback e aproveite a oportunidade de crescer. Acredite, se ele foi sincero com você é porque sabe que com essas informações você poderá se desenvolver e crescer muito mais. Use isso ao seu favor!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.