Por que fazer psicoterapia? Veja algumas razões interessantes

Fazer psicoterapia não é a coisa mais simples e “divertida” do mundo, isso é um fato. Afinal, é na terapia que iremos “abrir feridas” emocionais e aprenderemos a lidar com elas. Isto é, a terapia não serve apenas para “afagar” o nosso ego, mas sim, elas nos ajuda a entender nossas falhas e nos dá direcionamentos para novos caminhos.

Embora possa parecer difícil atravessar tudo isso, ao mesmo tempo a psicoterapia oferece muitos benefícios para quem se propõe a ela. Neste texto, elencamos alguns desses benefícios para que você possa decidir se esse tipo de terapia é interessante para você. Confira.

Por que fazer psicoterapia?

Existem diversos motivos que podem lhe impulsionar a fazer psicoterapia. O ideal, na realidade, é que você se sinta instigado a fazê-la. Isso auxiliará na hora de construir uma conexão ainda maior com a sua própria terapia.

Afinal, uma terapia forçada pode não ser tão profunda e benéfica como uma feita por livre e espontânea vontade. Isso porque, em casos de “forçar a barra”, o indivíduo pode até cair no erro de mentir para o terapeuta, prejudicando o curso do tratamento.

Por isso, analise com a gente os pontos que estão relacionados a psicoterapia e, caso faça sentido para você, busque-a da forma que achar mais interessante. Vamos lá?

1. Autoconhecimento

Quando foi a última vez que você buscou saber um pouco mais sobre quem você é, o que gosta e não gosta, e quais as suas habilidades e fraquezas? Pense um pouco sobre isso.

Na psicoterapia, esse tipo de autoconhecimento será bastante explorado. Você terá a chance de conhecer mais sobre si, além de reconhecer traços seus que estão adormecidos por algum motivo. É algo que pode ser libertador.

2. Entendimento dos próprios limites

Você passará a compreender melhor os seus próprios limites. Isso porque, às vezes, ficamos nos expondo de uma forma que gera muito estresse e ansiedade, de uma maneira desnecessária. Porém, quando compreendemos os nossos limites, temos a chance de nos respeitarmos um pouco mais.

3. Busca por superações

Sabe aqueles problemas que temos adormecidos dentro de nós, mas que sugam parte da nossa energia mental, todos os dias? Pois é… Fazer psicoterapia é abrir caminho para superar problemas e dores do passado, de uma forma saudável e dentro do seu tempo.

4. Gerenciamento emocional

A psicoterapia também nos ajuda a entender melhor o que sentimos, sendo assim, um caminho interessante para aprendermos a gerenciar as nossas emoções de forma mais equilibrada.

5. Compreensão sobre si mesmo e a vida como um todo

A compreensão sobre quem somos, o que fazemos e o que queremos também nos ajuda a compreender a vida à nossa volta. Passamos a enxergar que está tudo bem não estar sempre bem, por exemplo. Além disso, começamos a entender nossos propósitos, nossas atitudes, sonhos, etc.

6. Melhora nos relacionamentos

Por fim, os relacionamentos também podem ser beneficiados ao fazer psicoterapia. Isso porque ao aprender a lidar com quem somos, equilibrando nossas emoções, podemos aprender a lidar melhor com as pessoas à nossa volta. Sendo assim, uma questão relacionada à chamada inteligência emocional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.