Dinheiro em espécie é o meio de pagamento preferido entre os brasileiros

Uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral (FDC), constatou que mais da metade da população se sente mais confortável e segura utilizando dinheiro em espécie na hora de fazer suas compras. De acordo com o estudo, 53,4% dos cidadãos brasileiros preferem pagar as contas com dinheiro vivo.

O estudo foi feito com duas mil pessoas por meio do telefone. Os dados coletados apontam que o principal motivo (31,3%) para os consumidores optarem pelo pagamento com dinheiro em espécie é o controle dos recursos.

Segundo dados disponibilizados pelo Banco Central, durante a pandemia o dinheiro em espécie em circulação no país aumentou consideravelmente. No início de 2020 circulavam R$ 212 bilhões em papel moeda, enquanto entre março e agosto de 2021 o número saltou para R$ 280 bilhões.

PIX só perde para dinheiro na preferência dos brasileiros

Atualmente, o PIX, sistema de pagamentos instantâneo do Banco Central do Brasil, é o segundo meio de pagamento mais utilizado entre os brasileiros. De acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o PIX só perde para o dinheiro em espécie.

“Os números oficiais sobre o PIX, divulgados pelo Banco Central do Brasil, mostram uma adesão muito rápida a esse meio de pagamento”, afirmou José César da Costa, presidente da CNDL.

Apesar dos brasileiros utilizarem muito o PIX para compras e pagamentos virtuais, em lojas físicas o dinheiro e cartão de débito continuam sendo os meios de pagamento favoritos entre a população. Já no e-commerce, a maioria das compras são feitas no crédito.

“Percebemos uma mudança no comportamento do consumidor que está cada vez mais adaptado às inovações de pagamentos online. Mas também vemos que nas negociações nas lojas físicas o consumidor ainda prefere o uso dos cartões e também do dinheiro”, disse Costa.

Pagamentos com QR Code

Outro meio de pagamento bastante tecnológico que vem sendo aderido pelos brasileiros é o pagamento por meio do QR Code. Essa alternativa permite que consumidores façam pagamentos utilizando qualquer aparelho celular com câmera e conexão à internet.

Para receber pagamentos por QR Code, as empresas precisam ter conta em algum aplicativo que aceite esse tipo de transação. Algumas das opções disponíveis e mais utilizadas atualmente são o PayPall, MercadoPago, Code Money e até mesmo o PIX, criado e gerido pelo Banco Central.

Em algumas situações é possível oferecer serviços dinâmicos de QR Code, desta forma, é gerado um código único para o cliente e assim que o pagamento for efetuado o código é expirado. Essa tecnologia garante a segurança do método de pagamento.

O meio de pagamentos possui como vantagem a rapidez e praticidade das operações. Além de ser mais prático para os clientes, os recursos entram na conta do recebedor com muito mais rapidez do que em meios de pagamento como os cartões de débito e crédito.

Apesar da facilidade, esses novos meios de pagamento, seja o PIX ou QR Code, têm ganhado mais espaço entre a população mais jovem. Os brasileiros mais velhos, por falta de confiança nos métodos de pagamento mais tecnológicos, ainda preferem realizar pagamentos com dinheiro em espécie.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.