Com alta nos combustíveis, buscas pelo termo “gasolina” disparam no Brasil

Graças ao novo aumento dos preços da gasolina e do diesel, anunciado pela Petrobras na segunda-feira (25), as buscas pelo termo “gasolina” triplicaram nas últimas 24 horas. A informação foi tirada de um levantamento feito pelo Google e cedido ao site g1, demonstrando a preocupação atual dos motoristas com o preço do combustível.

A medição é feita através da plataforma Google Trends, que mede a incidência de busca por termos no site. Sendo assim, levando em consideração apenas o Google Notícias, formato em que o usuário tem acesso a material jornalístico sobre o assunto, o termo “gasolina” cresceu 110% no período.

Além do termo, isoladamente, houve um salto nas buscas por termos relacionados ao preço da gasolina. Isto porque diversos reajustes foram feitos neste ano. Nesse contexto, apenas neste mês de outubro, a Petrobras já realizou dois reajustes no preço dos combustíveis, fazendo-os ficarem mais de 7% mais caros.

Alguns exemplos de termos pesquisados foram:

  • “Gasolina vai aumentar” subiu 300% no Google Notícias;

  • “Gasolina vai aumentar” ficou entre os 10 termos mais aquecidos da plataforma;

  • “Gasolina” ficou entre os 15 termos mais buscados do Google Notícias e entre os 50 mais pesquisados do Google em geral;

Além das altas nas buscas pelos combustíveis, o Brasil foi o terceiro país no mundo que mais pesquisou sobre gasolina no período. Sendo assim, o país ficou atrás apenas do Irã e Vietnã, outros países em que o combustível está em alta.

Buscas por Petrobras

A estatal Petrobras também dominou as buscas no Google nas últimas 24 horas. As buscas pela petroleira no Google notícias dobraram, em relação à média normal, nas últimas 24 horas, colocando a empresa em quarto lugar no ranking dos assuntos de maior alta do dia na plataforma, graças ao seu protagonismo nos reajustes dos preços.

Além da busca sobre o reajuste nos combustíveis, houveram buscas também sobre a possível privatização da Petrobras. Foram pesquisadas notícias que insinuam que há estudos no Governo para um projeto de lei que diz respeito à venda de ações da estatal e perda da maioria do controle acionário pelo estado.

Dessa maneira, o rumor sobre privatização impulsionou as especulações sobre a petroleira. Nesse sentido, expressões como “Petrobras Privatização” e “Petrobras ações” tiveram grande crescimento, a primeira com alta de 1.200% e a segunda com alta de 350%. Assim, a empresa entrou para o top 10 dos termos mais aquecidos do Google Notícias.

Dúvidas sobre a alta da gasolina e combustíveis

Ademais, o levantamento do Google também listou as perguntas de maior alta sobre a gasolina feitas no buscador do site. Alguns exemplos de destaques são listados a seguir, além do ranking geral brasileiro de cada um:

  • 3º: Quanto custava a gasolina em 2018? (Aumento repentino)

  • 7º: Quanto está a gasolina em SP? (Aumento repentino)

  • 11º: Porque a gasolina está tão cara no brasil 2021? (+2.400%)

  • 15º: Por que a gasolina está tão cara 2021?” (+1.500%)

  • 19º: “Quanto vai aumentar a gasolina?” (+1.050%)

Por fim, segundo a Petrobras, o alinhamento de preços da gasolina e diesel no mercado internacional é importante para garantir o abastecimento de combustível no mercado interno. “o reajuste se mostra especialmente relevante no momento que vivenciamos, com a demanda atípica recebida pela Petrobras para o mês de novembro de 2021”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.