Planejamento financeiro: poupança direcionada e atualização periódica 

O planejamento financeiro requer uma poupança direcionada e atualização periódica. Confira pontos relevantes para as suas finanças!

Direcionar valores para uma poupança pode ser um desafio pessoal para muitas pessoas. Por isso, é muito importante que você faça um planejamento financeiro objetivando uma reserva de emergência. Posteriormente à elaboração de uma reserva de emergência, é possível que você alcance outras metas pessoais através da elaboração assertiva da poupança.

Planejamento financeiro: poupança direcionada e atualização periódica 

No entanto, dentro de um planejamento financeiro pessoal, a poupança deve ser vista como um hábito. Sendo assim, no início do seu planejamento é importante que você coloque o foco em seus hábitos financeiros, e não exatamente nos valores que serão guardados.

Dessa forma, você estará modificando a sua relação com o seu dinheiro, o que será de grande valia para que você alcance seus objetivos, considerando um longo prazo.

 Faça trocas viáveis financeiramente

As trocas viáveis financeiramente são possíveis e não precisam ser radicais. Sendo assim, você pode trocar o cartão de crédito tarifado por uma opção de cartão de crédito sem anuidade, por exemplo. Além disso, é possível cancelar a TV a cabo e assinar um streaming, dentre outras trocas na sua rotina. 

Dessa forma, você deve direcionar valores para a poupança, ainda que sejam irrisórios. Uma vez que você estará focando em adquirir novos hábitos de consumo.

 Tenha um controle de rotina

Um planejamento financeiro requer um controle dentro da sua rotina. Por isso, faça uso de ferramentas de gestão como o Trello, ou ainda, utilize aplicativos de finanças. Pois, o mais importante é que você tenha clareza sobre possíveis gastos desnecessários que podem ser eliminados.

 Tenha paciência com o seu processo

 Mudar hábitos não é algo fácil e requer disciplina e direcionamento. Por isso, você pode obter sucesso através de um planejamento financeiro para viabilizar uma poupança, ainda que o seu processo ocorra de forma não linear.

 Refaça periodicamente o seu planejamento

Com o passar do tempo, é provável que as suas metas sejam modificadas. Por isso, verifique e atualize o seu planejamento financeiro periodicamente.

Categorize novas metas

 Visto que é possível que você categorize novas metas, considerando o curto, médio e longo prazo. Sendo assim, adapte essas dicas para que você adquira hábitos financeiramente saudáveis e sustentáveis, ainda que a sua situação orçamentária atual esteja comprometida, é importante direcioná-la através de um plano de finanças.  

Certamente é possível que elabore uma poupança de forma orgânica na sua rotina e mantenha o acompanhamento do seu planejamento financeiro pessoal, ainda que seja um processo não linear.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.