Crédito: estabilidade no fluxo de novas operações e diminuição da inadimplência das famílias

A análise do Banco Central aponta estabilidade no fluxo de novas operações de crédito e diminuição da inadimplência das famílias. Saiba mais!

De acordo com análise oficial e atualizada, no crédito direcionado, o fluxo de novas operações às famílias permaneceu relativamente estável no trimestre encerrado em janeiro, ainda em patamar elevado, informa o Banco Central do Brasil (BCB).

Crédito: estabilidade no fluxo de novas operações e diminuição da inadimplência das famílias

Por sua vez, o comprometimento de renda das famílias com o serviço das dívidas vem aumentando desde agosto de 2020. A piora da composição do crédito já citada e a queda na renda explicam esse movimento, explica o Banco Central do Brasil (BCB).

PNAD Contínua

Como discutido na seção sobre mercado de trabalho, a variação negativa no rendimento médio tem mais do que compensado a melhora da ocupação, de acordo com dados da PNAD Contínua.

Diminuição da inadimplência das famílias

Conforme informa o Banco Central do Brasil (BCB), a inadimplência das famílias, por sua vez, ainda se encontra em patamar historicamente baixo, apesar do aumento gradual nos últimos meses, com destaque para as modalidades de cartão de crédito rotativo, cheque especial e crédito consignado ao trabalhador do setor privado.

As concessões cresceram nos últimos meses

Assim sendo, no caso das empresas, as concessões cresceram nos últimos meses; dessa forma, impulsionadas pelo segmento de crédito livre, alcançando, em termos reais, o nível observado no começo de 2015.

De acordo com documento oficial, destacam-se as contratações em modalidades de curto prazo; como desconto de recebíveis, cheque especial e conta garantida, informa o Banco Central do Brasil (BCB). 

O fluxo de novas operações às empresas diminuiu no trimestre

No crédito direcionado, o fluxo de novas operações às empresas diminuiu no trimestre, destacando-se a redução nas operações do BNDES. No mesmo período, o financiamento não bancário das empresas desacelerou.

Conforme o Banco Central do Brasil (BCB), com preço das ações ainda abaixo dos máximos observados em meados de 2021, houve postergação de planos de abertura de capital através da emissão primária de ações. 

Sobre o mercado de dívida privada

Assim sendo, em relação ao mercado de dívida privada, em novembro ocorreu a maior captação mensal de debêntures da série; seguida de queda nos dois meses seguintes.

O recrudescimento da pandemia de Covid-19 com a variante Ômicron

Conforme informações do Banco Central do Brasil (BCB), esse movimento pode refletir tanto um ambiente global mais desafiador na virada de ano como possivelmente uma antecipação das emissões de dívida em função da expectativa de maior volatilidade doméstica com o início do ano eleitoral, tal como analisado pelo Copom anteriormente. Acesse o site do Banco Central do Brasil (BCB) e acompanhe as informações oficiais sobre a economia em diversas vertentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.