Copom 2022: atualização conjuntura econômica 

Confira a atualização da conjuntura econômica, conforme reunião realizada pelo Copom e divulgada pelo Banco Central. Saiba mais!

O Comitê de Política Monetária (Copom) divulgou as Atas de sua 245ª Reunião, realizada neste mês, de acordo com informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), divulgadas na data desta publicação, 22 de março de 2022.

Copom 2022: atualização conjuntura econômica 

Conforme informações do Banco Central do Brasil (BCB), o Comitê de Política Monetária (Copom)  avaliou em sua última Reunião Oficial que, no cenário externo, o ambiente se deteriorou substancialmente. 

O conflito entre Rússia e Ucrânia levou a um aperto significativo das condições financeiras e aumento da incerteza em torno do cenário econômico mundial. Em particular, o choque de oferta decorrente do conflito tem o potencial de exacerbar as pressões inflacionárias.

O Banco Central do Brasil (BCB) já tinha ressaltado este fato, pois as pressões inflacionárias já vinham se acumulando tanto em economias emergentes quanto avançadas. 

A maioria das commodities teve avanços relevantes em seus preços

No entanto, o Comitê de Política Monetária (Copom), avaliou que desde a última reunião, a maioria das commodities teve avanços relevantes em seus preços, em particular as energéticas.

De acordo com a Ata oficial divulgada pelo Banco Central do Brasil (BCB), a reorganização das cadeias de produção globais, com a criação de redundâncias na produção e no suprimento de insumos e mudança no tratamento dos estoques de bens (no sentido de se deter maiores estoques), ganhou novo impulso com o conflito na Europa e as sanções aplicadas à Rússia. 

Pressões inflacionárias mais prolongadas na produção global de bens

Na visão do Comitê de Política Monetária (Copom), esses desenvolvimentos podem ter consequências de longo prazo e se traduzir em pressões inflacionárias mais prolongadas na produção global de bens.

O Comitê de Política Monetária (Copom) destaca que, em relação à atividade econômica brasileira, a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2021 apontou ritmo de atividade acima do esperado, deixando o carrego estatístico um pouco maior para 2022. 

Os indicadores relativos ao comércio e serviços mostraram evolução

O Comitê de Política Monetária (Copom) destaca que os indicadores relativos ao comércio e serviços mostraram evolução ligeiramente melhor que a esperada em janeiro, enquanto a indústria contraiu no mesmo mês. Indicadores do mercado de trabalho seguiram mostrando recuperação consistente de empregos no último trimestre de 2021 e em janeiro de 2022, destaca o Comitê de Política Monetária (Copom).

Acesse a plataforma oficial do Banco Central do Brasil (BCB) para conferir os dados divulgados de forma integral. Além disso, a instituição traz dados relevantes sobre a economia de forma abrangente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.