Álcool na limpeza da casa: confira dicas incríveis para usar corretamente

Saiba como usar o álcool para te ajudar na hora da faxina

A limpeza correta da casa é essencial para que possamos manter um ambiente agradável. Dessa forma, não há necessidade de repetir excessivamente uma lavagem mais pesada. Assim, existem várias opções além da água e sabão que garantem uma limpeza eficaz em todos os cômodos da casa. Opções estas, inclusive, que podem ser misturadas com sabão neutro para aperfeiçoar a limpeza. Então, confira agora dicas incríveis de como usar álcool na limpeza da casa.

Confira como usar o álcool na limpeza da casa

Afinal, como usar o álcool na limpeza da casa? O álcool é uma das melhores opções de mistura para dar mais eficiência para a faxina. Assim, pode se associar com vários outros líquidos, como, por exemplo, o clássico vinagre. Então acaba por trazer muitos benefícios para o seu cantinho. 

Vamos, então, te passar algumas dicas incríveis para que você use o álcool corretamente no processo de limpeza da sua casa. Fique por aqui e confira! 

Misturinha caseira com álcool para limpeza da casa

  • 1 litro de água; 
  • 300 ml de álcool.

Você pode usar essa simples mistura ou adicionar 3 colheres de sopa de vinagre de álcool branco para melhorar ainda mais a eficiência. 

Você também pode gostar:

Independentemente, você poderá usar apenas a solução de álcool e água que o seu ambiente ficará limpo da mesma forma. Afinal, o álcool tem propriedades de antissepsia e o poder de retirar a sujidade com bastante facilidade. 

Uso para retirar manchas

Uma forma de usar o álcool na limpeza da casa é despejar uma solução de álcool e água em um borrifador para facilitar a limpeza. Então, borrife uma quantidade do líquido diretamente sobre a mancha e use um pano de microfibra para esfregar o local. Deixe a solução agir por alguns minutos antes de passar o pano. 

É interessante que nos casos de manchas muito incrustadas você repita o processo duas ou três vezes. É garantido que irá sair. 

Você pode usar o álcool praticamente em todas as superfícies da sua casa, pois não é um composto corrosivo. Então, é útil para qualquer tipo de mancha: amarelados de sujeira, vinhos, tinta, café, etc. 

Depois, você até pode usar um sabão neutro para limpar o local. 

Limpe seus móveis e eletrodomésticos

Da mesma forma que no caso das manchas, você pode utilizar a mistura para limpar o restante da casa. 

Nesse caso, utilize um pano para mergulhar na solução já separada em um recipiente. Depois, esprema um pouco do excesso de líquido, principalmente se você for limpar eletrônicos como rádio, televisão, entre outros, para evitar que derrame dentro do aparelho. 

O melhor é que você pode aplicar sobre madeira, cerâmica, acrílico ou qualquer material que compor os seus móveis. 

Utilize como desengordurante

Nesse caso, é interessante que você adicione 3 colheres de vinagre para que a ação desengordurante seja efetiva. 

Coloque a mistura de água, álcool e vinagre em um recipiente aberto e mergulhe um pano de microfibra. Então, esprema um pouco e aplique sobre os móveis e utensílios engordurados. Também é possível utilizar uma esponja (exceto a de aço) para realizar a limpeza.

Você pode usar em qualquer lugar da cozinha, como no chão, paredes, fogão, micro-ondas, panelas etc.  Nesse caso, você não vai precisar enxaguar, então deixe que tudo seque por si mesmo para não retirar a ação do álcool. 

Se sentir necessidade, por ter restado sujeira, apenas repita o processo e passe mais solução sobre o local. 

Limpe utensílios da área externa 

Limpe utensílios da área externa - Reprodução Canva
Limpe utensílios da área externa – Reprodução Canva

A limpeza da parte externa da casa precisa receber uma atenção maior, porque ela acaba estando mais exposta a germes e bactérias. Aliás, não apenas a área em si, como, também, o que você utiliza no lado de fora, como itens de jardinagem, principalmente. 

Nesse caso, você pode usar água para retirar o excesso de terra e sujeira das ferramentas. Em seguida, aplicar o álcool puro para terminar a limpeza e eliminar os microrganismos (bactérias e fungos) que estão ali presentes. 

Utilize o pano de microfibra e, se possível, troque os panos com mais frequência do que você costuma trocar para limpar a parte interna da casa. 

Você pode usar o álcool puro até para realizar a antissepsia de ferramentas de construção, como chaves de fenda, martelos, etc. 

Use o álcool na limpeza do banheiro 

É importante destacar a limpeza do banheiro, pois é o ambiente da casa com mais proliferação de germes e bactérias. 

Assim, você pode aplicar os mesmos métodos de limpeza para a cozinha, mas com o adendo que é possível utilizar o álcool puro em partes específicas. É interessante usar no vaso sanitário, não apenas esfregando com o pano, mas também despejando um pouco na água do vaso depois que a limpeza acabar. 

Ainda, você pode jogar sobre o ralo ou até mesmo esfregar com o pano de chão depois que realizar a limpeza mais usual.  

Esperamos que nossas dicas de como usar o álcool na limpeza da casa te ajude em sua faxina!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.