Economia: expansão do crédito para as famílias 

Em análise oficial sobre a economia nacional, o Banco Central aponta expansão do crédito para as famílias. Saiba mais detalhes!

Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), em 2021 houve novamente forte expansão do crédito, porém, diferentemente do registrado em 2020, impulsionada pelo segmento de pessoas físicas. 

Economia: expansão do crédito para as famílias 

O volume de concessões para as famílias registrou a maior variação anual da série iniciada em 2011 (22,7%), em contexto de retomada da atividade econômica e do consumo e de melhora no mercado de trabalho, informa o Banco Central do Brasil (BCB) em seu último Relatório de Inflação divulgado oficialmente.

A contratação de crédito pelas empresas cresceu em ritmo menor

A contratação de crédito pelas empresas cresceu em ritmo menor (13,4%), concentrada no segmento livre. Uma vez que, com o fim dos programas emergenciais, houve diminuição significativa nas concessões do crédito direcionado.

Elevação do saldo das operações de crédito 

Com o crescimento das concessões, o saldo das operações de crédito aumentou 16,3% em 2021, acima da variação registrada em 2020 (15,6%) – ano marcado pela criação de diversos programas emergenciais de crédito, destaca o Banco Central do Brasil (BCB).

Crescimento disseminado em todos os segmentos

Esse crescimento foi disseminado em todos os segmentos, à exceção do crédito direcionado às empresas. Mesmo em termos reais, o crescimento foi forte (5,7%) – abaixo do registrado no ano passado (10,6%), mas a maior variação desde 2013.

Nesse contexto, no final de 2021, o crédito do sistema financeiro como porcentagem do PIB igualou o maior valor da série (53,9%), registrado anteriormente em dezembro de 2015, ressalta o Banco Central do Brasil (BCB). 

Redução significativa na participação dos financiamentos às empresas

No que se refere ao pico anterior, os empréstimos às famílias ganharam participação (58%, ante 47% em 2015). Em sentido oposto, houve redução significativa na participação dos financiamentos às empresas; em particular daqueles com origem no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Contração nas modalidades de custo mais baixo

De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), os dados referentes aos últimos meses têm sinalizado acomodação nas concessões de crédito às famílias, com piora na sua composição. No crédito livre, há contração nas modalidades de custo mais baixo, principalmente no crédito consignado e no financiamento de veículos.

Em sentido oposto, observa-se aumento nas concessões das linhas emergenciais, de custo elevado, como cartão de crédito rotativo e cheque especial, desde meados de 2021. 

Acesse o site oficial do Banco Central do Brasil (BCB)

Acesse o site oficial do Banco Central do Brasil (BCB) e confira essas (e outras informações) relevantes para a economia no cenário atual. A instituição divulga dados relevantes de forma periódica, por isso, é importante para o cidadão acompanhar as informações atualizadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.