A recuperação da economia global e as expectativas da inflação

A recuperação da economia global observada ao longo de 2021 prosseguiu com elevação das expectativas da inflação. Saiba mais!

Conforme divulgação oficial, em síntese, desde o último Relatório de Inflação, a recuperação da economia global observada ao longo de 2021 prosseguiu, porém sujeita a descontinuidades, com grande dispersão setorial e regional, além de alta volatilidade, explica o Banco Central do Brasil (BCB).

A recuperação da economia global e as expectativas da inflação

As taxas de inflação ao consumidor em economias emergentes e avançadas continuam refletindo pressões vindas da dinâmica dos preços de commodities, dos problemas nas cadeias de suprimentos, do realinhamento de preços relativos e da normalização da atividade nos setores mais afetados pela pandemia. 

Deterioração no cenário inflacionário

Em consequência, as expectativas de inflação têm se elevado, especialmente para horizontes de curto e médio prazo. Os Bancos Centrais têm reagido a essa deterioração no cenário inflacionário com elevações nas taxas de juros e ajustes nas políticas acomodatícias não convencionais. 

O aumento das tensões geopolíticas no leste da Europa impacta a atividade global

O Banco Central do Brasil (BCB) destaca que o cenário externo prospectivo prossegue com elevado grau de incerteza. Apesar da nova variante Ômicron da Covid-19 ter tido impacto econômico menor que o esperado, o aumento das tensões geopolíticas no leste da Europa traz um fator de risco importante ao cenário para a atividade global, a estabilidade financeira e principalmente a inflação. 

O aperto abrupto das condições monetárias globais

Com a persistência da alta recente da inflação e o início do processo de normalização das condições monetárias nos principais países avançados, principalmente nos Estados Unidos, outro risco relevante vindo do cenário externo é o de um aperto abrupto das condições monetárias globais e de materialização de cenários extremos de reprecificação de ativos financeiros globais. 

Ambiente desafiador para países emergentes

Com isso, o apetite por ativos de maior risco pode se reduzir, especialmente daqueles países emergentes com maiores fragilidades fiscais e perspectivas menos favoráveis de crescimento econômico. Esse cenário pode tornar o ambiente desafiador para países emergentes, analisa o Banco Central do Brasil (BCB).

Conjuntura interna: atividade econômica

Além disso, no ano de 2021 a economia brasileira cresceu 4,6% após retração de 3,9% em 2020. Considerada a data de corte do RI de dezembro, o resultado do PIB no ano veio acima da projeção do Banco Central do Brasil (4,4%) e abaixo da mediana do relatório Focus (4,7%). Acesse o site oficial do Banco Central do Brasil (BCB) e confira detalhes relevantes para a economia de forma geral, considerando as constantes atualizações oficiais feitas pela instituição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.