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Como prevenir o estresse no ambiente de trabalho

Saiba como prevenir as crises de estresse no trabalho.

Prevenir o estresse no ambiente de trabalho pode ser mais fácil do que ter que lidar com as crises de nervosismo que já estão acontecendo. Afinal, é como diz o velho ditado: “Prevenir é melhor do que remediar”, e justamente por isso que construímos este nosso conteúdo de hoje.

Nele você poderá ver algumas dicas essenciais de como prevenir as crises de estresse no trabalho para assim ter uma rotina muito mais tranquila e saudável. Acompanhe.

Como prevenir o estresse no ambiente de trabalho

Para conseguir prevenir o estresse no ambiente de trabalho é preciso estar atento aos sinais emocionais e até mesmo fisiológicos. Para isso, o autoconhecimento precisa começar a fazer parte da sua rotina.

Apenas dessa forma você poderá enxergar os potenciais gatilhos emocionais, além de conseguir analisar as situações de uma forma muito mais racional.

Dito isso, vamos agora às dicas que separamos para você:

1- Saiba quais são os maiores gatilhos de estresse e maneje-os de uma forma eficiente

Como mencionamos acima, conseguir analisar a situação com um olhar mais crítico e “prever” as crises é uma forma eficiente de prevenir o estresse no ambiente de trabalho.

Para isso, você deve parar e avaliar as situações passadas. Em quais momentos você se sentiu absurdamente estressado? Quais foram os gatilhos emocionais por trás das situações? O que fez com que você se sentisse irritado? Pense sobre isso e, se necessário, anote essas informações.

Com as informações e os dados em mãos, ficará mais fácil “prever” uma potencial crise, preparando-se melhor para situações mais estressantes, e garantindo um equilíbrio mental muito maior.

2- Reconheça os seus limites e não tente ultrapassá-los a qualquer custo

Ao mesmo tempo em que você consegue se preparar ao analisar as situações de estresse que você já viveu e pode viver novamente, isso também lhe dá pistas de quais são os seus limites pessoais.

Assim, você poderá se respeitar ainda mais, não tentando ultrapassar um limite a todo custo. Respeite sempre o seu tempo de desenvolvimento e o que você é capaz de suportar sem se prejudicar.

3- Respeite o seu próprio tempo e dê pausas quando necessário

Respeitar o seu tempo de desenvolvimento pessoal é importante, como mencionado acima, mas também é preciso respeitar o seu tempo de execução de uma tarefa. Não adianta querer correr contra o relógio, especialmente se você tem o objetivo de prevenir o estresse no ambiente de trabalho.

Comece, portanto, a dar pausas mais eficientes durante a execução de tarefas ou entre uma ação e outra. Isso é fundamental para manter a mente sempre focada, tranquila e sem sobrecargas.

4- Procure investir em hábitos saudáveis no trabalho

Os hábitos saudáveis também podem lhe ajudar a prevenir o estresse no ambiente de trabalho.

Para isso, foque em não ficar muito tempo na mesma posição ou fazendo a mesma coisa; dê pausas; descanse a mente por alguns minutos; beba água; suba escadas ou caminhe dentro do seu escritório; veja a paisagem pela janela; enfim!

5- Seja uma pessoa mais organizada e preveja contratempos

Evite contratempos sendo uma pessoa organizada, isso fará toda a diferença na sua rotina. Afinal, quantas vezes o estresse apareceu por conta da falta de organização ou por conta de contratempos que poderiam ter sido evitados? Pense sobre isso e organize-se.

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