Sobrecarga de estresse no trabalho: Quais as causas?

Conhecer algumas das possíveis causas da sobrecarga de estresse no trabalho pode ajudá-lo na hora de implementar mudanças interessantes na sua rotina. Afinal, como podemos mudar a situação quando não sabemos o que pode estar causando ela?

Por isso, praticar o autoconhecimento e fazer psicoterapia são duas ferramentas tão importantes para a saúde mental. E, além delas, algumas análises da rotina podem ajudar nesse momento.

Pensando nisso, trouxemos algumas considerações que podem ser úteis para você. Avalie até que ponto elas fazem sentido para você e invista em mudanças que possam trazer bons resultados.

Possíveis causas da sobrecarga de estresse no trabalho

São inúmeras as possíveis causas da sobrecarga de estresse no trabalho. Isso quer dizer que pode ser que as que listamos não façam sentido para você, bem como podem ser tudo o que você precisava para se autoavaliar e implementar transformações na sua forma de atuar.

Sendo assim, lembre-se de refletir com base na sua subjetividade. Questione-se: o que deixa você estressado? Por que será que você se sente assim? Como é possível lidar com tudo isso?

Esses e outros questionamentos também podem ajudar neste momento. Além disso, veja as nossas considerações:

1. Falta de organização

A falta de organização pode ser uma das causas da sobrecarga de estresse no trabalho. Quando não temos uma boa organização da nossa agenda, podemos sobrecarregar o nosso dia com tarefas difíceis, esquecer-se de compromissos importantes, e assim por diante. Logo, podemos abrir caminho para uma série de gatilhos do estresse.

2. Dificuldade para dizer “não”

A dificuldade para dizer “não” também pode ser uma das causas desse problema. Quando não conseguimos negar o pedido das outras pessoas, aceitando tudo o que elas solicitam de nós, podemos acabar enchendo a nossa agenda de atividades.

O problema nem estaria em ter uma agenda corrida, mas, sim, em ter uma agenda abarrotada, a ponto de não haver a menor possibilidade de fazer pausas e descansar, por exemplo.

Fique atento a esse comportamento e, da próxima vez que precisar dizer “não” por conta da agenda, não tenha vergonha de negar algo.

3. Dificuldade para delegar

A dificuldade para delegar pode causar a mesma sobrecarga que a dificuldade de dizer “não” para as outras pessoas. Sendo assim, avalie se você realmente precisa arcar com todas as tarefas que tem cumprido sozinho ou se existe a possibilidade de “passar a bola” para outra pessoa que trabalha com você.

Desapegar de alguns trabalhos pode ser bom de vez em quando. 😉

4. Falta de métodos

A falta de métodos no trabalho pode fazer com que, a cada dia, você tenha que “reinventar a roda” na hora de colocar em prática algum serviço importante. Isso consome energia mental, pode fazer com que você fique mais passível ao erro e pode, ainda, elevar expressivamente o estresse.

Sendo assim, se existem atividades que são executadas todos os dias, que tal pensar em métodos que possam torná-las mais fáceis e automatizadas? Pense nisso e implemente mudanças focando na extinção da sobrecarga de estresse no trabalho. 😉

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