Fatores que aumentam o estresse no trabalho

Conhecer os fatores que aumentam o estresse no trabalho pode nos ajudar a impedir que o problema se torne recorrente em nossas vidas. Afinal, nem sempre poderemos impedir que o estresse apareça na rotina laboral, mas existem ações que ajudam a prevenir esse tipo de episódio, contribuindo para uma maior qualidade de vida.

A seguir, descrevemos pontos que você pode levar em consideração na hora de avaliar se a sua rotina está desgastante a ponto de ser muito estressante e, assim, buscar contornar tais situações. Siga lendo este texto e saiba mais!

Fatores que aumentam o estresse no trabalho

São muitos os possíveis fatores que aumentam o estresse no trabalho, o que nos impede de descrevermos todos eles neste artigo. Contudo, ainda assim elencamos alguns dos principais episódios responsáveis pelas crises de estresse no ambiente laboral. Veja se faz sentido para você e comece a implementar ações positivas na sua rotina:

1. Falta de organização

A falta de organização pode ser considerada um dos fatores que aumentam o estresse no trabalho, isso porque ela nos impede de termos uma rotina realmente produtiva e bem-sucedida. Afinal, se não sabemos o que deve ser feito, nem quando deve ser feito, como poderemos ter bons resultados? E, ainda, como poderemos mensurar que determinados resultados são realmente positivos?

Além do mais, a falta de organização pode fazer com que acabemos colocando em prática o equívoco de aceitar demandas além dos nossos limites, simplesmente por não perceber que estamos ultrapassando o que somos capazes de fazer de forma saudável.

2. Excesso de tarefas e demandas

O excesso de tarefas e de responsabilidade também podem sobrecarregar a nossa mente e, tendencialmente, causar crises de estresse com mais recorrência. Por conta disso, é muito importante que saibamos quais são os nossos limites e os limites da nossa agenda, evitando “atolar” a rotina com tarefas que vão, apenas, esgotar a nossa saúde mental.

3. Competitividade tóxica

A competitividade tóxica é outro problema que, infelizmente, está presente em muitas empresas. Ao invés de os colegas agirem como uma equipe, eles agem como se fossem verdadeiros inimigos, o que aumenta o estresse e atrapalha os resultados da empresa e de cada colaborador.

4. Autocobrança excessiva

Querer atingir resultados exorbitantes, levar-se à exaustão, praticar o perfeccionismo, não conseguir enxergar os atributos profissionais que possui… Esses podem ser alguns dos sinais de que a autocobrança excessiva está presente na rotina do indivíduo. E, vale salientar que esse tipo de cobrança, quando passa dos limites, pode ser considerado um dos fatores que aumentam o estresse no trabalho.

5. Ausência de perspectivas com relação ao futuro

Se você não consegue enxergar um futuro promissor no seu trabalho ou na empresa na qual está inserido, o estresse também pode aparecer. Afinal, pode haver a sensação de estagnação e de falta de motivação, que tornam a atividade, do dia a dia, muito cansativa e desgastante, ao invés de ser estimulante e interessante.

 

Se você perceber que os fatores que aumentam o estresse no trabalho estão presentes na sua rotina, considere fazer pequenos ajustes para evitá-los e lembre-se de que a ajuda psicológica é muito importante em casos de estresse extremo. Cuide-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.