Quais são os principais sintomas de estresse?

Durante a rotina corrida, podemos vivenciar a presença dos principais sintomas de estresse e sequer se dar conta disso. Porém, essa falta de detecção do problema pode fazer com que ele se agrave cada vez mais, prejudicando a nossa saúde mental.

Por isso, neste texto nós trouxemos a descrição de alguns dos principais sintomas de caso de estresse. Acompanhe e saiba mais.

Quais os principais sintomas de estresse?

Buscamos trazer, logo abaixo, alguns dos principais sintomas de estresse para que você possa avaliar a sua situação, por meio da reflexão, e verificar se está se expondo demais aos gatilhos de estresse.

Caso perceba que há estresse demais na sua rotina, considere lançar um olhar mais atento à sua saúde mental, buscando por práticas relaxantes, cuidados por meio da psicoterapia, e assim por diante.

Lembre-se de que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo, das finanças, etc.

Dito isso, vamos às considerações:

1. Dor de cabeça

A dor de cabeça costuma ser um dos sintomas psicossomáticos do estresse no dia a dia. Se você tem percebido uma certa dor de cabeça recorrente, especialmente depois de se irritar ou se cansar com algo que acontece no trabalho ou nos estudos, considere investigar o problema – evitando, inclusive, a automedicação.

2. Cansaço excessivo

Quando estamos muito estressados, e de forma recorrente, é como se estivéssemos expondo a nossa mente a situações extremas. Parece que tudo é muito intenso e um verdadeiro pesadelo. A consequência disso é um cansaço excessivo que começa a aparecer com uma certa frequência.

Mesmo quando dormimos bem, podemos nos sentir cansados por conta do estresse. Você tem se sentido assim?

3. Irritabilidade

Sem dúvidas, um dos principais sintomas de estresse é a irritabilidade extrema. A pessoa pode se sentir  “à flor da pele” com uma certa frequência, parecendo que, a qualquer momento, ela irá explodir e perder os limites diante da situação que está vivendo. Essa irritabilidade também pode ser “engolida”, o que causa sensações da angústia, aperto no peito, etc.

Se você percebe que tem perdido a paciência de um modo muito elevado, considere procurar ajuda de um psicólogo para buscar formas de minimizar os gatilhos estressores da sua rotina.

4. Descontentamento geral

O descontentamento geral pode aparecer quando a pessoa sente que tudo está muito difícil, pesado e desgastante. O estresse, que passa a fazer parte da rotina do indivíduo, torna as atividades corriqueiras mais pesadas e complicadas. Consequentemente, a pessoa pode perder o foco, a motivação e o interesse em seguir adiante, vivendo uma sensação de descontentamento.

5. Problemas para se concentrar

As dificuldades para se concentrar nas atividades corriqueiras, sejam de trabalho ou estudo, também é um dos principais sintomas de estresse. Devido a carga de estresse emocional que está sendo vivida, a pessoa pode ter dificuldades para depositar a sua atenção no que deve ser feito. Assim, aumenta ainda mais o estresse e a ansiedade por não conseguir se concentrar, por exemplo.

 

Se porventura você tem percebido esses sinais muito intensos na sua vida, procure ajuda profissional!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.