Estresse no ambiente de trabalho: O que fazer?

Infelizmente, o estresse no ambiente de trabalho é a realidade de muitas pessoas, em diversas áreas de atuação. Pode ser que esse estresse apareça por conta da competitividade, das agendas abarrotadas ou até mesmo problemas pessoais. Quando recorrente e muito intenso, pode reduzir os resultados do colaborador e promover uma atmosfera ruim no trabalho.

Por isso, pensar em formas de lidar com isso é muito importante. Lembrando, ainda, que em casos de estresse recorrente e muito intenso, a busca por suporte psicológico é importante e não deve ser descartada, ok? Vamos adiante!

O que fazer quando se tem estresse no ambiente de trabalho?

Apesar de não haver uma fórmula para lidar com o estresse no ambiente de trabalho, pequenas mudanças podem reduzir os gatilhos estressores. Vejamos algumas delas:

1. Identificar o possível gatilho e dar uma pausa

Você sabe qual é o gatilho que está causando o estresse? Sabe identificar a fonte do problema? Se sim, sugerimos que você dê uma pausa.

Vamos supor que uma atividade está sendo difícil demais de ser desenvolvida. Por conta disso, você tem se sentido estressado e essa sensação parece aumentar a cada minuto. Dar uma pequena pausa, nesse caso, pode ajudá-lo a se desconectar do problema, deixando a sua mente descansar por alguns instantes.

Inclusive, essa pequena pausa pode ajudá-lo a encontrar a solução com mais facilidade depois.

2. Dialogar sobre o problema que não está sendo resolvido

Se há algum problema que parece não estar sendo possível resolver, converse com algum colega ou até mesmo com o seu gestor. Pode ser que outra pessoa já tenha vivenciado esse tipo de situação e já tenha alguma informação do que pode ser feito. Além do mais, colocar em palavras aquilo que “tira a nossa paz” é algo que costuma promover um efeito terapêutico e esclarecedor.

3. Evite aceitar demandas que ultrapassam os seus limites

Se você conhece a si mesmo, de verdade, certamente sabe que existem limites que você não consegue ultrapassar na rotina de trabalho, certo? É o caso de saber a quantidade de atividades que pode executar em um expediente, por exemplo.

Se você tem esse conhecimento, evite ultrapassar esses limites. Quando você os ultrapassa, pode estar se sobrecarregando e aumentando as chances de vivenciar crises de estresse no ambiente de trabalho.

4. Focar em um passo de cada vez

Focar em um passo de cada vez é crucial. Quando ficamos mentalizando que há muita coisa para ser feita e que não daremos conta de tudo, nosso cérebro começa a acreditar nessa ideia e pode disparar as sensações de estresse que sentimos. Por isso, tente ancorar a sua atenção no aqui e agora, no que vem sendo feito neste exato momento, evitando que a mente crie cenas catastróficas sobre o que irá acontecer a seguir.

5. Cuidar da sua respiração

A sua respiração também pode ajudá-lo a lidar com o estresse no ambiente de trabalho. Quando se sentir muito estressado, pare e observe a sua respiração. Inspire o ar profundamente, permitindo que ele encha os seus pulmões, expirando lentamente depois. Foque nesse processo de respirar profundamente por alguns instantes. Isso poderá ajudá-lo a se sentir mais leve e calmo, mesmo em meio à “bagunça” no trabalho.

 

E lembre-se: a psicoterapia é fundamental em casos de estresse elevado. Cuide-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.