Como identificar o estresse no trabalho?

Identificar o estresse no trabalho é um passo importante rumo à implementação de mudanças que ajudem a aumentar a qualidade de vida. Afinal, o excesso de estresse pode impactar não só a vida profissional, como também a pessoal, e por isso é importante olharmos para a situação de uma forma mais atenta.

Pensando nessas questões, fizemos este pequeno guia com informações sobre formas de identificar o estresse no trabalho. Acompanhe abaixo.

Como identificar o estresse no trabalho?

Para identificar o estresse no trabalho é necessário ter um olhar atento para consigo mesmo. Como você tem se sentido nos últimos tempos? Será que está se sentindo bem no trabalho? Ou na maior parte do tempo você se sente irritado, cansado ou algo do tipo? Pense sobre isso.

A autoanálise pode nos ajudar a identificar situações que estão prejudicando a nossa saúde, seja a física ou a mental. Sendo assim, convidamos você para analisar os pontos abaixo e refletir se eles têm feito parte da sua rotina. Vejamos:

1. Irritabilidade excessiva

A irritabilidade excessiva costuma estar presente em casos de estresse no trabalho. Parece que qualquer problema, por menor que possa ser, irrita extremamente, desgastando o bem-estar do sujeito. Sendo assim, avalie como tem sido os seus dias: você tem vivenciado esse tipo de sensação? Está se sentindo muito irritado ultimamente? Reflita.

2. Falta de concentração

Uma forma de identificar o estresse no trabalho é avaliando o nosso desempenho enquanto profissional, no que tange ao foco e à concentração. Será que você tem conseguido se manter concentrado nas demandas diárias? Ou tem percebido algo que o impede de concluir as tarefas da forma como gostaria?

O estresse pode tirar a nossa capacidade de concentração plena, devido às preocupações e às sensações negativas que ele nos provoca. Por isso, analisar essa questão é uma excelente forma de identificar um caso de estresse.

3. Sensação de cansaço e esgotamento

O cansaço e o esgotamento físico e mental também podem aparecer quando estamos vivenciando crises de estresse com mais frequência. A carga emocional é tão grande que a nossa mente começa a se sobrecarregar e o corpo, obviamente, também sente isso, afinal, não somos separados em mente e corpo, ok? Isto é, somos seres inteiros, que diante das questões emocionais, pode sofrer fisicamente.

4. Falta de motivação

A falta de motivação pode surgir quando o estresse é muito frequente. Isso porque a pessoa pode começar a ter dificuldades para detectar fatores positivos relacionados ao seu próprio trabalho, enxergando-o mais como um problema do que como algo interessante.

5. Psicossomatização

Anteriormente, comentamos que mente e corpo estão interligados, o que é verdade. Sendo assim, para identificar o estresse no trabalho, verifique se você está vivenciando casos de psicossomatização, como tensões no corpo, problemas digestivos, dores de cabeça, etc.

Esses problemas de saúde não estão relacionados com causas orgânicas nos casos de psicossomatização. Afinal, as doenças psicossomáticas surgem em decorrência das questões emocionais.

Assim sendo, se você percebe problemas no corpo que aparecem sem explicação, fique atento! Pode ser que o estresse esteja operando.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.