Como perder a timidez em sala de aula?

Você é muito tímido na escola? Então veja algumas dicas para lhe ajudar.

Para perder a timidez em sala de aula é preciso estar ciente de que o processo é gradativo. Não existe receita pronta para, da noite para o dia, se tornar uma pessoa extrovertida e “aberta”- e ainda bem que é assim. Imagine se todas as pessoas fossem absolutamente extrovertidas, a ponto de sequer conseguir ouvir uma a outra? Parece negativo, não? Pois é!

Por isso, neste conteúdo nós queremos lhe dar algumas sugestões para esse tipo de situação, mas sem querer que você “mude quem é”. Com isso em mente, vem com a gente saber um pouco mais sobre a timidez em sala de aula. 🙂

Como perder a timidez em sala de aula?

Como dito acima, não seria saudável você perder a timidez em sala de aula e simplesmente se tornar uma pessoa extrovertida da noite para o dia. Afinal, se todos seguissem esse caminho, as relações poderiam sofrer fortes impactos.

Da mesma maneira, sabemos que a timidez excessiva pode ser a mola propulsora para o desconforto na vida de muita gente. E, por isso, elencamos algumas dicas que podem lhe ajudar nesse sentido. Acompanhe e fique por dentro.

1- Esteja perto de quem lhe faz bem e feliz

O primeiro passo é encontrar aquelas pessoas que lhe fazem bem. Sempre haverá aqueles amigos que temos uma maior “transferência” e identificação. Foque em encontrá-los, pois isso fará com que você se sinta mais acolhido e feliz.

E lembre-se de que essa relação próxima acontece naturalmente, hein? Forçar algo assim pode fazer com que você entre em relações de amizade tóxica.

2- Não fique se comparando às pessoas

Pare de se comparar aos outros, imediatamente. Ficar se comparando fará com que, automaticamente, a sua mente foque apenas nos seus defeitos, se esquecendo de todas as suas qualidades.

Sendo assim, se você quer perder a timidez em sala de aula, lembre-se de que cada pessoa é única. Umas são melhores em determinadas habilidades e possuem determinados atributos. Outras, têm um olhar mais atento para outras características positivas, e assim por diante.

Sempre que você estiver se comparando, mude o seu pensamento para outra coisa.

3- Não seja tão crítico consigo mesmo

Da mesma forma que você deve cuidar com as comparações, não seja tão crítico consigo mesmo. Ficar enxergando apenas as falhas fará com que você se autossabote, fechando-se cada vez mais no seu “universo”.

Aceite que ninguém é perfeito e que todos erram, mas nem por isso somos pessoas ruins ou “incompletas”.

4- Conheça as suas habilidades e use-as ao seu favor

Ao mesmo tempo em que você não deve focar apenas nas suas falhas, você pode lançar um olhar mais positivo sobre as suas habilidades. Saiba quais são as suas qualidades, por menores que elas possam parecer, e foque nelas. Use-as ao seu favor e se destaque com elas!

5- Vá interagindo aos poucos

Comece a interagir aos poucos. Um “bom dia” para alguém que você tem timidez já é muita coisa. Vá se abrindo, se aproximando – mas sem levar tudo para o lado pessoal, se não se sentir à vontade. Ou seja, você pode sim se aproximar de outros colegas para perder a timidez em sala de aula, mas também não precisa se tornar o melhor amigo deles.

Foque apenas em quebrar aquele “gelo”. Aproxime-se de uma forma relativamente confortável e vá desenvolvendo as suas relações dessa maneira. Assim, na próxima vez que você for falar em frente à turma, você se sentirá mais descontraído e menos tímido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.