Como acabar com a timidez no trabalho?

Veja algumas atitudes que podem lhe ajudar a combater a timidez no trabalho.

Acabar com a timidez no trabalho é o “sonho” de muita gente que, na mínima exposição possível, já sente as mãos suando frio, ou o coração palpitando. É o objetivo de quem quer ser mais assertivo nos seus diálogos e melhorar as suas relações interpessoais no ambiente corporativo.

Mas, como fazer isso? Quais passos dar? O que deve ser levado em conta? A seguir respondemos alguns desses constantes questionamentos.

Como acabar com a timidez no trabalho?

Antes de qualquer coisa, não enxergue a frase “como acabar com a timidez no trabalho” como algo que remeta a uma receita pronta que deve ser replicada. Afinal, cada pessoa é única e capaz de superar os seus limites de maneira distinta.

Portanto, considere os apontamentos abaixo como dicas que poderão ser alinhadas de acordo com a sua personalidade e a sua rotina de trabalho. Assim, certamente os resultados serão mais efetivos.

Vamos lá?

1- Comece praticando a escuta ativa

A escuta ativa pode ser um alicerce muito importante para o dia a dia de qualquer pessoa. Ela é capaz de melhorar a nossa compreensão sobre as outras pessoas, a nossa forma de enxergar o mundo em nossa volta e ainda impacta nas nossas relações e formas de nos portamos diante dos outros.

Por isso, se você quer saber como acabar com a timidez no trabalho, comece ouvindo mais as outras pessoas. Mas, ouça de verdade. Aprenda com elas. Observe os comportamentos, as formas de se expressar e use isso como uma mola propulsora para desenvolver a sua própria comunicação e atuação diante dos outros. 

2- Converse mais com as pessoas – de forma gradativa e dentro dos seus limites

Pode parecer uma dica um tanto óbvia, mas a verdade é que para acabar com a timidez no trabalho é necessário construirmos laços com as outras pessoas. E uma forma de fazer isso é: conversando.

E não, não estamos falando de conversas longas e profundas. Estamos falando de conversar sobre o tempo, o clima, uma data comemorativa, um acontecimento pontual, etc. Isso fará com que, aos poucos, você vá “se soltando” diante dos outros.

Às vezes, começar a dizer “bom dia, tudo bem?” pode abrir novos caminhos em sua forma de se portar diante dos outros.

3- Aceite novos desafios todas as semanas

Aceite desafios que irão lhe ajudar a acabar com a timidez no trabalho. A nível de exemplo, aceite comandar um trabalho em equipe; um evento dentro da empresa; ou faça parte de grupos específicos na sua corporação.

À medida que você consegue se expor um pouquinho mais, a sua autoconfiança vai sendo aflorada e desenvolvida.

4- Treine a sua comunicação em outros ambientes

Não foque apenas na sua comunicação dentro do ambiente corporativo – treine-a em outros locais. Como por exemplo, nas suas idas ao mercado, conversando com a moça do caixa; nas idas à padaria, conversando com a atendente; e assim por diante.

E, lembre-se, esse “treino” também pode acontecer com a psicoterapia e a prática de autoconhecimento. Afinal, você estará se expondo e explorando novas qualidades suas. Desenvolva-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.