Como cultivar jiboia? Veja dicas da planta queridinha de ambientes internos

Saiba todos os passos para cultivar essa planta

Como cultivar jiboia? Veja dicas da planta queridinha de ambientes internos. Um dos elementos que mais trazem vida para um ambiente, é um belo vaso de plantas, não é mesmo? Aliás, muitas são as opções quando se trata decorar com essas espécies para os ambientes internos.

Mas, existe uma, que ultimamente é a queridinha. Não só por sua beleza, mas também pela praticidade no cultivo. Então, você sabe como cultivar jiboia? Pois, veja abaixo, algumas dicas infalíveis na hora de cultivar essa planta em ambientes internos.

Veja dicas infalíveis de como cultivar jiboia em ambientes internos

Em primeiro lugar, como dito acima, as plantas são ótimas opções para sua decoração, em ambientes internos. Pois, traz vida e muita beleza qualquer cômodo. Portanto, queremos apresentar a jiboia.

Dessa forma, a jiboia é uma planta bem simples de cultivar. Mas, você sabe como fazer esse plantio certo para ambientes internos? Então, veja dicas infalíveis para que ela deixe a decoração mais sofisticada, logo a seguir:

Como cultivar jiboia? Veja dicas da planta queridinha de ambientes internos. Foto: Canva Pro

Jiboia: conhecendo melhor essa bela planta

A jiboia é uma planta tipicamente trepadeira. Portanto, isso quer dizer que ela pode se estender por todo um ambiente, de acordo com a decoração desejada.

Apresenta-se geralmente, na coloração verde escura, que pode ir variando com manchas de tons mais claros, até espécies bem mais claras ou totalmente albinas. Além desse aspecto, sabe-se que ela pode chegar até 20 metros de comprimento. Ademais, gosta de ambientes sombreados, terra bem úmida, mas, não encharcada, e bastantes nutrientes em seu adubo.

Escolha do melhor vaso

A escolha do vaso é muito importante, quando se fala em cultivo de jiboia. Como ela é uma planta tipicamente trepadeira, recomenda-se uso de vasos suspensos e não muito grandes. Assim, suas ramas podem crescer livremente sobre móveis ou até mesmo com ajuda de suportes, de acordo com a decoração escolhida.

A propósito, é importante não deixá-la muito próxima a luz solar, pois para ela o melhor é um ambiente com pouca luz. Você pode até usar vaso de plástico, sem problemas. Entretanto, o de argila é melhor por manter a temperatura ideal do solo.

Sem exagero na hora de irrigar

Apesar de ser uma planta que gosta muito de água, ela não gosta de viver em solo encharcado. Por isso, é importante regar pelo menos 2 vezes por semana. Enquanto, nos dias mais quentes pode estender para 3 vezes por semana.

Dessa maneira, sempre observe se o solo está encharcado, para não colocar água em excesso. Aliás, uma dica é afundar o dedo mindinho na terra. Se ele sair sujo, indica que o nível de água está ok. Caso contrário, é hora de regar.

Além disso, se estiver exagerando na rega, sua jiboia vai ficar murcha e apresentar manchas escuras nas folhas. Consequentemente, pode amolecer como se estivesse a ponto de apodrecer. Então, sempre que for fazer uma nova rega, verifique como está a umidade no solo, para não colocar água em excesso e danificar sua plantinha.

Adubar é importante para cultivar jiboia

Assim, esta é uma planta que necessita de boa adubação. Por isso, é importante sempre manter um bom adubo orgânico com húmus de minhoca. Realize a manutenção, pelo menos a cada 3 meses, para que ela se mantenha crescendo, cheia de vida e fique livre das pragas.

Apesar de a jiboia ser bem resistente às pragas, é importante ficar sempre atento a uma delas. Em especial, a cochonilha, que afetam as jiboias, geralmente, por falta de uma boa adubação. Então, se notar a presença de pragas na sua planta, veja se não é a cochonilha. Para isso, faça uma revisão no adubo o mais rápido possível. Por isso, é bom verificar a saúde de sua espécie, toda vez que for irrigar.

Se por acaso, ela for acometida por essa praga, é importante verificar onde está o foco. Se estiver somente nas folhas, é possível fazer uma limpeza com água e sabão. Em seguida, passe uma escovinha para remover toda a infestação nas áreas afetadas.

No entanto, se as pragas estiverem no substrato, faça a remoção da planta e transfira para um vaso com água e algumas gotinhas de detergente, até remover toda infestação. Logo após, recoloque-a no vaso totalmente limpo. Observe sempre a presença de novas infestações, e capriche na adubação.

Atenção na hora de podar

É ideal podar sua jiboia a cada 6 meses. Para isso, observe a presença de folhas amareladas, secas, e galhos que não vingaram. Assim, se precisar fazer uma muda, pode aproveitar esse momento e cortar galhos que já apresentem pequenas raízes.

Importante observar sempre o crescimento natural de sua jiboia. Isto é, veja se ela está se desenvolvendo bem. Caso contrário, verifique o que pode está causando retardo em seu crescimento: adubo, rega, falta de poda ou de luz.

Bons cuidados no cultivo de sua jiboia

Apesar de ser uma planta de fácil cultivo, não deixe de adotar bons cuidados com sua plantinha. Com todas as dicas que apresentamos acima, você poderá cultivar sua planta de forma simples, com cuidado e manter seu ambiente sempre saudável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.