Por que investir em plantas no espaço de trabalho?

Investir em plantas no espaço de trabalho é oferecer uma série de benefícios para si mesmo e/ou para os seus colaboradores. Por meio da biofilia (área que estuda a relação entre os elementos naturais e a nossa vida cotidiana), podemos criar espaços super aconchegantes e agradáveis.

Pensando nisso, fizemos este conteúdo apresentando uma série de vantagens que as plantas e os elementos naturais, de uma forma geral, podem nos oferecer. Acompanhe e confira!

Por que investir em plantas no espaço de trabalho?

Ao investir em plantas no espaço de trabalho, você estará investindo em mais produtividade, concentração, qualidade de vida e bem-estar, de uma forma geral. Isso porque, querendo ou não, somos animais e fazemos parte da natureza. Por isso, ter esse contato a mais é retomarmos algumas premissas que estão relacionadas à nossa essência enquanto seres vivos.

Veja, portanto, quais são algumas das principais vantagens da biofilia no ambiente de trabalho:

1. Conforto acústico

A vegetação pode ter um papel muito importante nos grandes centros. Por meio dela, os ambiente internos, de empresas e corporações, podem ter um conforto acústico a mais.

Afinal, quem é que consegue se concentrar no trabalho em um espaço muito barulhento e repleto de ruídos? Pois é…

Com a vegetação bem posicionada, torna-se viável estabelecer ambientes agradáveis acusticamente. Faça o teste e veja como isso é incrível!

2. Redução dos índices de estresse

Estudos apontam que a biofilia, mais especificamente, investir em plantas no espaço de trabalho, pode promover a redução do estresse no dia a dia. Pois pare e pense: quantas vezes uma paisagem natural, como a de uma praia, promoveu esse tipo de sensação em você? Reflita sobre isso.

Sendo assim, se você quer um espaço de trabalho mais agradável e menos desgastante, considere investir nas premissas da biofilia.

3. Bem-estar e aconchego

O bem-estar e a sensação de aconchego também pode ser vivenciada em ambientes que há o investimento em plantas e elementos naturais. A tendência é que o clima, a sensação provocada pelo espaço e a disposição dos itens promovam mais qualidade de vida de uma forma geral.

Partindo disso, comece a transformar o espaço de trabalho com elementos que tragam mais saúde de uma maneira simples e prática.

4. Estímulo da criatividade

Ao investir em plantas no espaço de trabalho você também estará investindo na criatividade. Isso porque quando a nossa mente tem um contato a mais com esses elementos naturais, pode ter insights com mais facilidade.

Dessa forma, se as suas atividades diárias exigem um pouco mais de criatividade e pensamentos criativos, as plantas e os demais elementos naturais podem servir de estopim para isso.

Lembre-se da disposição estratégica

Por fim, é importante dizer que investir em plantas no espaço de trabalho funciona, mas é necessário fazer de uma forma adequada. Afinal, não basta colocar um pequeno vaso na sua mesa e pronto.

O ideal é conversar com profissionais que trabalham com paisagismo, para que eles possam lhe ajudar a preparar o ambiente da melhor forma possível. Assim, as chances de ter os benefícios aqui citados são muito maiores.

Referências

MAIA DA SILVA, N.; ARAÚJO HOLANDA, M. R. . ARQUITETURA E QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO: ESTUDO PRELIMINAR DE UM COWORKING EM MACEIÓ. Caderno de Graduação – Ciências Humanas e Sociais – UNIT – ALAGOAS[S. l.], v. 6, n. 3, p. 157, 2021. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/9244. Acesso em: 10 jun. 2022.

DIONIZIO , F. A. G. F. . NEUROARQUITETURA, PSICOLOGIA AMBIENTAL, DESIGN BIOFÍLICO E FENG SHUI: UMA ANÁLISE COMPARATIVA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação[S. l.], p. 13–70, 2022. Disponível em: https://www.periodicorease.pro.br/rease/article/view/4849. Acesso em: 10 jun. 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.