Confira como fazer adubo usando restos orgânicos

Aprenda a fazer adubo caseiro com as nossas dicas incríveis

Neste post, você vai aprender como fazer adubo usando restos orgânicos, ou seja, você vai aprender a fazer adubo de forma caseira. Assim, você vai contribuir para o meio ambiente ao reutilizar recursos e diminuir a quantidade de lixo em nosso planeta. Portanto, vai aproveitar para garantir o crescimento e florescimento de plantas em sua casa, apartamento ou jardim. Confira agora as nossas dicas incríveis!

Saiba como fazer adubo usando restos orgânicos

O adubo é um ingrediente importante para garantir o bom crescimento de uma planta, já que ele é fonte de nutrientes e um vegetal rico em nutrientes tende a crescer e florescer. Portanto, é bom saber como fazer adubo usando restos orgânicos.

Com isso, algumas pessoas investem em adubos industrializados, tal como o adubo NPK (composto de nitrogênio, fósforo e potássio), já outras pessoas tendem a fazer o seu próprio adubando, reutilizando o lixo orgânico de suas casas. Isso demonstra o conhecimento sobre o poder do lixo orgânico enquanto um poderoso ingrediente para um adubo. 

Fazer o adubo em casa significa mudar a sua relação com o lixo orgânico, ou seja, você começa a separar este tipo e, em seguida, fazer o tratamento dele por meio da compostagem. Então, vejamos como fazer isso:

Compostagem: Como fazer adubo usando restos orgânicos?

Na composteira, você pode usar uma variedade de lixo orgânico, a exemplo de borra de café, cascas de ovo, restos de frutas, legumes, sementes e verduras, sobras de alimentos cozidos ou estragados (sem exageros) e, até mesmo, guardanapos e saquinhos de papel. 

Dessa forma, transformar o seu lixo em húmus é uma prática simples e higiênica, muito embora seja pouco difundida. Por isso, vamos te apresentar um passo a passo:

Você vai precisar de:

  • Lixo orgânico;
  • Caixotes ou potes de sorvete: para colocar o lixo;
  • Terra: para misturar com o lixo.

Siga o passo a passo:

  1. Pegue os caixotes ou potes e faça furos no fundo de cada caixote ou pote;
  2. Bata as cascas de frutas e verduras no liquidificador, tire todo o excesso de água. Reserve;
  3. Cubra os caixotes ou potes de terra e adicione as cascas de frutas e verduras trituradas;
  4. Cubra todo o caixote ou pote com terra e feche-o;
  5. Por fim, aguarde 40 dias para abrir o caixote ou pote de sorvete e usufruir dos benefícios de um adubo orgânico, feito a partir de lixo orgânico, tempo e paciência.

De acordo com o engenheiro agrônomo Osmar Diz, é recomendado molhar bem a camada de comida colocada na composteira. Além disso, ele indica que a primeira camada da composteira seja formada por cerca de 10 centímetros de palha, a qual pode ser seguida de material orgânico e, em seguida, por esterco. Caso haja possibilidade, o engenheiro agrônomo também indica o uso de uma camada composta por cinza peneirada de forno ou fogão à lenha, calcário, fosfato natural e/ou pó de ossos, a qual pode ser adicionada a cada 3 camadas citadas acima. 

Receita simples: Como fazer adubo usando restos orgânicos?

Receita simples - Reprodução Canva
Receita simples – Reprodução Canva

Esta é uma receita indicada por Gabriela Heringer, sócia e diretora criativa do Studio Lily, um ateliê de cerâmicas e curadoria de plantas ornamentais. Ela também é baseada na compostagem. No entanto, ela demanda menos tempo para ficar pronta, bem como usa menos ingredientes. Então, confira como fazer:

Você vai precisar de:

  • Água; 
  • Borra de café coada;
  • Casca de banana;
  • Casca de ovo;
  • Liquidificador;
  • Terra da composteira.

Siga o passo a passo:

  1. No liquidificador, misture todos os ingredientes e bata-os. Reserve;
  2. Em um pote com tampa, coloque a mistura e acrescente um pouco de terra da composteira;
  3. Tampe o pote e deixe reservado por 3 dias;
  4. Prontinho! O adubo orgânico já está pronto para o uso.

De acordo com Gabriela, o diferencial desta receita é adicionar a terra na composteira e deixar agir em seu processo de fermentação, já que a terra da composteira já está cheia de microorganismos e nutrientes. 

Durante o processo de fermentação, é comum que a mistura solte líquido. Por isso, é importante escolher um pote com furos ou colocar uma vasilha dentro de um pote para que o líquido possa escorrer livremente.

Durante o processo de fermentação, é comum que a mistura solte líquido. Por isso, é importante colocar uma vasilha dentro de um pote para que o líquido possa escorrer livremente.

Além disso, esse adubo corresponde a um adubo industrializado NPK, devido à sua composição com a borra de café coada (nitrogênio), a casca de banana (potássio) e a casca de ovo (cálcio). Entretanto, esta é uma receita orgânica feita em casa.

Bacana, não é mesmo?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.