Como escolher plantas para decorar a cozinha

Saiba dicas de plantas que vão deixar o ambiente confortável

Morando em casa ou apartamento, você pode escolher plantas para decorar a cozinha. Afinal, os espaços pequenos não são um problema ou desculpa para você não ter uma bela frutífera ou uma linda hortinha.

Dessa forma, você pode até usar além de vasos de vários tamanhos, modelos e cores variados, alguns utensílios que você não usa mais em casa. Como, por exemplo, xícaras, canecas, bules, copos entre outros.

Sendo assim, confira ao longo do artigo, alguns exemplares de plantas perfeitos para o cômodo.

Como escolher plantas para decorar a cozinha. Foto: Canva Pro

Como decorar a cozinha

Em primeiro lugar, saiba que é possível, sim, ter plantas na cozinha. Mas, de forma que não prejudique o bom andamento ou as funções deste ambiente. Portanto, você pode colocar suas plantinhas em cima das bancadas, prateleiras e janelas.

Sendo assim, o ideal é escolher plantas com folhas de texturas lisas. Por exemplo, temos as peperônias, filodendros, jiboias e espada de São Jorge, entre outras.

Sem dúvida nenhuma, as plantas mais desejadas para as cozinhas são as ervas, temperos e hortaliças. No entanto, de nem sempre é possível ter essas plantinhas nesses ambientes, pela necessidade de sol que elas exigem.

Logo, se sua cozinha é bem iluminada e tem uma área que recebe pelos menos 2 ou 3 horas de sol por dia, é possível cultivar hortaliças e temperos normalmente.

Agora, se no cômodo não entra o sol diretamente, mas tem uma boa claridade, você até vai poder cultivar sua hortinha, apesar de não ser o ideal.

Para isso, plante suas ervinhas em vasos pequenos e coloque na área mais iluminada da cozinha. Então, você poderá utilizar as ervas por até 15 dias. Após esse período, começa o processo de atrofia, assim há mais chance de aparecer pragas. Portanto, se for possível, levá-la para o sol é interessante.

Mas existem plantas que ficam muito bem em locais sem a presença diária de sol pleno. Saiba quais são.

Plantas perfeitas para decorar a sua cozinha

Seguem alguns exemplos de plantas para decorar cozinha que você vai poder usar. Dessa forma, o espaço ficará mais bonito. Além disso, saiba que o seu uso não se limita apenas a cozinha, mas pode usar em toda a casa.

TILLANDSIA

Na verdade, essa espécie não precisa plantar. Portanto, simplesmente deixe sua raiz exposta à umidade do ar em um cachepô, por exemplo. Além disso, coloque a planta em local com boa circulação de ar, sem a presença de sol direto. Por fim, faça a rega a cada 03 dias. Se preferir, pode também mergulhar em um balde por alguns minutos 01 vez por semana;

BONSAI

Essa pequena árvore pode ser uma frutífera como a amora, romã ou jabuticaba. O local pode ser pequeno, mas deve ser ensolarado. Dizem que ela atrai boa sorte e simboliza paz, felicidade e equilíbrio. Um bonsai chegar a viver por centenas de anos.

DÓLAR, TOSTÃO OU DINHEIRO EM PENCA

Essas são as denominações como essa planta é conhecida. Então, ela é uma espécie rasteira que você pode plantar em um vasinho pendurado ou em uma estante. Assim, vai funcionar como uma linda plantinha pendente. Para desenvolvê-la bem, mantenha-a na luz indireta. Além disso, as regas devem ser feitas a cada 02 dias.

PEPERÔNIA PROSTRATA

Essa espécie de suculenta exige poucos cuidados e muita luz. No entanto, não a mantenha sob exposição à luz solar diretamente. Suas folhas são em forma de moedinhas frisadas e demora bastante para crescer. A rega só deve ser feita quando o solo estiver bem seco.

CEROPÉGIA

Também conhecida como “Corações Entrelaçados”, por ter suas folhas em forma de corações. Essa suculenta exige poucos cuidados. Portanto, seu cultivo deve ser feito à meia sombra, com solo rico em matéria orgânica. A rega deve ser reduzida, principalmente, em estações como o inverno.

HERA

Conhecida pela beleza de suas folhas em tons de verde e branco. Tem capacidade de absorver o mofo do ambiente, purificando o ar. Aliás, é muito boa para quem tem problemas respiratórios. Além disso, é fácil de cuidar, se adapta bem em quase todo clima. A coloração das folhas varia de acordo com a luminosidade recebida. As regas devem ser feitas 03 vezes por semana.

JIBÓIA

É uma planta pendente excelente para quem está com pouco espaço. São bem resistentes e ficam bem com as variações de luminosidade, ou seja, com ou sem sol, elas se mantém lindas e fortes. Ademais, essa queridinha está em alta na decoração e é bem-vinda em qualquer ambiente.

Com base nessas informações, você já tem condições de definir quais plantas para decorar a cozinha vão se adaptar melhor as suas necessidades e suas condições, com ou sem horta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.